domingo, 11 de novembro de 2018

Inauguração do Barradão... 32 anos atrás

Inauguração do Barradão na tarde do dia 11 de novembro de 1986. (Créditos: Jornal Correio)
 Há uma coisa que é desprezada na história do Esporte Clube Vitória. A pontualidade. O clube nasceu em 13 de maio de 1899, mas esta não era a data da fundação do rubro-negro, e sim 7 de maio. Por conta das chuvas na capital baiana, atrasou-se em alguns dias a criação do Club de Cricket Vitória. Apesar de já ser um 'um menino de 84 anos', como já fora intitulado no século passado, o Vitória ainda estava prestes a ganhar o seu berço. Era este o Estádio Manoel Barradas, que inaugurado em 1986, completa hoje seus 32 anos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Em 76: técnico avisou, time cumpriu e o Vitória venceu o Flu no Maracanã

Os defensores rubro-negros Uchoa e Valter marcam Paulo Cézar Caju em lance no Maracanã.

 Num setembro como este, porém em 1976, o Vitória ia ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense em jogo válido pela Copa Brasil - Brasileirão -. Naquele mesmo ano, os craques do tricolor carioca, como Rivelino e Paulo Cézar Caju, vestiram a camisa rubro-negra numa ocasião em junho, quando ambas as equipes formaram um combinado que enfrentou e venceu um combinado estrangeiro por  3 a 1 na Fonte Nova. Acontece que se o combinado 'Vitonense' fora somente um amistoso, o jogo pelo certame nacional era á vera.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Ney Ferreira... bicampeão baiano com boicote midiático



 Não é novidade nenhuma pro torcedor do Vitória a aversão que a imprensa esportiva da Bahia tem pelo clube. Perseguido, injustiçado e degredado das folhas de jornal desde muito antes, o rubro-negro há muito não tem uma vida fácil com a mídia. Se em pleno 2018 o torcedor ainda se faz 'Fechado com o ECV' por observar os desvios da comunicação esportiva nos meios baianos, nos anos 60 a situação não era bastante diferente. Aconteceu que nesta década um presidente do clube levou as ofensivas jornalísticas para as vias de fato, e claro, o Vitória não foi perdoado.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Lev Smarcevski... o arquiteto soviético do Leão

Lev Smarcevski em 1948, década em que jogou pelo Vitória como goleiro. (Fonte: Acervo de Ivan Smarcevski)

 As figuras ocultas da exemplar história do Barradão escondem muitas histórias. Em tempos de Copa do Mundo da Rússia pouco se pode imaginar uma pequena e tênue ligação do Esporte Clube Vitória para com o país eurasiano. O rubro-negro viajou a Europa em 1960 mas não chegou a pisar em terras soviéticas, diferentemente do arquirrival Bahia que por lá fez alguns amistosos em 1957. Por outro lado, se o Vitória não foi a Rússia, o tempo trataria de trazer um pouco da Rússia para o Vitória.

terça-feira, 22 de maio de 2018

1960... o Vitória vai á Europa

Manchetes de jogos do Vitória na Europa. (Créditos: Acervo de Ubiratan Brito)

 Muitos clubes brasileiros excursionaram para o exterior. Em 1960 especialmente, alguns deles foram: o Flamengo, o Fluminense, o Bangu, o Bahia e o América-MG. Além deles, o Vitória, que naquele ano estava em plena descoberta, também fez a sua viagem ao Velho Continente para conectar-se com o bom futebol dos europeus. O rubro-negro baiano que em julho daquele ano fez seu primeiro jogo no Rio de Janeiro - num amistoso com o Flamengo -, meses depois fez sua primeira viagem para fora do país.

domingo, 20 de maio de 2018

Os dez técnicos que mais treinaram o Vitória

Vagner Mancini é o técnico que mais dirigiu o Vitória. (Foto: Mauro Akin Nassor)

 Muitos técnicos passaram pelo Vitória em sua história centenária. Até mesmo treinadores gringos da América do Sul chegaram a comandar o Leão da Barra. Porém, há uma superioridades dos brasucas em quantidade de jogos comandados no time rubro-negro. Entre contemporâneos como Vágner Mancini até os mais antigos que remetem a época da profissionalização como o argentino Carlos Volante, listaremos abaixo os treinadores que mais treinaram o Vitória em todos os tempos.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Gaguinho... o Mário Américo rubro-negro

Gaguinho em 1980.

 Figura ímpar na história do Esporte Clube Vitória, e conhecido por onze em cada dez rubro-negros fiéis de longa data, o massagista Gaguinho é um nome na história do Leão. Presente em diversos títulos estaduais conquistados pelo decano, este operário leonino até hoje um dos semblantes mais lembrados que atuou como 12° jogador nos campos ao lado dos escretes do Vitória.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Fábio Costa... o goleiro que foi ás vias de fato

Fábio Costa na briga contra o argentino Galván do Atlético-MG.

 Dentre os goleiros que marcaram época no Vitória, Fábio Costa integra facilmente o quadro. Até os dias atuais disputa entre a torcida noventista o título de melhor goleiro rubro-negro da década com Dida, goleiro do qual admitiu ser fã. Assim como Dida, Fábio é uma prata da casa do Vitória e ganhou o respeito dos torcedores principalmente na campanha do Brasileirão de 1999, quando em seu centenário o decano ficou em 3° colocado na tabela geral do campeonato.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Uma Anedota Infame... quando os rubro-negros vandalizaram a Fonte

Manchete da Folha de S. Paulo sobre o ocorrido.

 Se recentemente torcedores do rival vandalizaram nas arquibancadas do Barradão, em 1985 não foi muito diferente com os rubro-negros na Fonte Nova. Mesmo não se tratando de BaVi, os torcedores do Vitória, movidos pelas mais efusivas reações de uma derrota degeneraram o estádio em forma de revolta após uma simples derrota em 2 a 0 para o Itabuna. Isso porquê a questionável arbitragem da FBF provocou uma adversão na torcida.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

1973... o BaVi das flores que acabou em briga

Mário Sérgio posa pra foto carregando a corbelle dada por Roberto Rebouças do Bahia.

 Se por agora em 2018 aquele que seria o Clássico da Paz do BaVi terminou com confusão generalizada, a história mostra que as pelejas entre rubro-negros e tricolores em jogos que seriam de paz já se fez presente uma vez. Aconteceu em 1973, quando em 13 de maio, o Vitória completava 74 anos no desporto. Naquele mesmo dia, estava marcada uma partida entre os dois clubes válida pelo Campeonato Baiano.