![]() |
| Lev Smarcevski em 1948, década em que jogou pelo Vitória como goleiro. (Fonte: Acervo de Ivan Smarcevski) |
Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.
sexta-feira, 13 de julho de 2018
Lev Smarcevski... o arquiteto soviético do Leão
terça-feira, 22 de maio de 2018
1960... o Vitória vai á Europa
![]() |
| Manchetes de jogos do Vitória na Europa. (Créditos: Acervo de Ubiratan Brito) |
Muitos clubes brasileiros excursionaram para o exterior. Em 1960 especialmente, alguns deles foram: o Flamengo, o Fluminense, o Bangu, o Bahia e o América-MG. Além deles, o Vitória, que naquele ano estava em plena descoberta, também fez a sua viagem ao Velho Continente para conectar-se com o bom futebol dos europeus. O rubro-negro baiano que em julho daquele ano fez seu primeiro jogo no Rio de Janeiro - num amistoso com o Flamengo -, meses depois fez sua primeira viagem para fora do país.
domingo, 20 de maio de 2018
Os dez técnicos que mais treinaram o Vitória
| Vagner Mancini é o técnico que mais dirigiu o Vitória. (Foto: Mauro Akin Nassor) |
Muitos técnicos passaram pelo Vitória em sua história centenária. Até mesmo treinadores gringos da América do Sul chegaram a comandar o Leão da Barra. Porém, há uma superioridades dos brasucas em quantidade de jogos comandados no time rubro-negro. Entre contemporâneos como Vágner Mancini até os mais antigos que remetem a época da profissionalização como o argentino Carlos Volante, listaremos abaixo os treinadores que mais treinaram o Vitória em todos os tempos.
terça-feira, 1 de maio de 2018
Gaguinho... o Mário Américo rubro-negro
![]() |
| Gaguinho em 1980. |
quinta-feira, 26 de abril de 2018
Fábio Costa... o goleiro que foi ás vias de fato
![]() |
| Fábio Costa na briga contra o argentino Galván do Atlético-MG. |
sexta-feira, 16 de março de 2018
Uma Anedota Infame... quando os rubro-negros vandalizaram a Fonte
![]() |
| Manchete da Folha de S. Paulo sobre o ocorrido. |
Se recentemente torcedores do rival vandalizaram nas arquibancadas do Barradão, em 1985 não foi muito diferente com os rubro-negros na Fonte Nova. Mesmo não se tratando de BaVi, os torcedores do Vitória, movidos pelas mais efusivas reações de uma derrota degeneraram o estádio em forma de revolta após uma simples derrota em 2 a 0 para o Itabuna. Isso porquê a questionável arbitragem da FBF provocou uma adversão na torcida.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
1973... o BaVi das flores que acabou em briga
![]() |
| Mário Sérgio posa pra foto carregando a corbelle dada por Roberto Rebouças do Bahia. |
Se por agora em 2018 aquele que seria o Clássico da Paz do BaVi terminou com confusão generalizada, a história mostra que as pelejas entre rubro-negros e tricolores em jogos que seriam de paz já se fez presente uma vez. Aconteceu em 1973, quando em 13 de maio, o Vitória completava 74 anos no desporto. Naquele mesmo dia, estava marcada uma partida entre os dois clubes válida pelo Campeonato Baiano.
Assinar:
Postagens (Atom)





