Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.
Mostrando postagens com marcador 2010's. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 2010's. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de maio de 2018

Os dez técnicos que mais treinaram o Vitória

Vagner Mancini é o técnico que mais dirigiu o Vitória. (Foto: Mauro Akin Nassor)

 Muitos técnicos passaram pelo Vitória em sua história centenária. Até mesmo treinadores gringos da América do Sul chegaram a comandar o Leão da Barra. Porém, há uma superioridades dos brasucas em quantidade de jogos comandados no time rubro-negro. Entre contemporâneos como Vágner Mancini até os mais antigos que remetem a época da profissionalização como o argentino Carlos Volante, listaremos abaixo os treinadores que mais treinaram o Vitória em todos os tempos.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

De Juvenal a Allan Dellon: os dez maiores artilheiros do Vitória e suas peculiaridades

 Na última sexta-feira (3) o blog Memórias do E.C. Vitória completou dois anos de existência. Em comemoração ao fato, listaremos abaixo os dez maiores artilheiros da história do Esporte Clube Vitória e suas peculiaridades para com o clube. Atletas de nove décadas diferentes, desde os anos 30 até a década atual, que somados fizeram 1007 gols com a camisa rubro-negra. Segue abaixo os dez artilheiros do Leão.

10 - Allan Delon (90's e 2000's)
O maior artilheiro do Vitória no Brasileirão
 Allan Delon e artilharia são sinônimos. O meia que jogou durante nove anos pelo Leão, indo da base ao profissionalismo, conquistou quatro títulos do baiano com o clube e por três vezes foi campeão da Copa do Nordeste. Dentre seus feitos, alcançou a marca de maior artilheiro do Vitória em brasileiros e a segunda maior artilharia no Barradão. Com nome de artista, não poderia ser diferente. Se ele não foi contracenar e resolveu vir aos palcos do futebol, foi pra brilhar. Marcou 76 gols em 239 jogos pelo rubro-negro.


9 - Matos (50's)
Matos, no centro da imagem, junto do quinteto rubro-negro de 1957.
 Samuel Matos foi um dos principais atletas do Vitória no ano de 1957. Junto de Enaldo, Teotônio, Lia e Salvador, conquistou o Campeonato Baiano daquele ano, o terceiro do Vitória na década de 50. Ainda fora convocado para a Seleção Baiana que foi ao Chile representar a Seleção Brasileira na Taça Bernado  O'Higgins, chegando a marcar gols no solo chileno. O atacante marcou 77 gols em 145 jogos pelo Vitória, de 1957 a 1961.

8 - Neto Baiano (2000's e 2010's)
Em 2012, Neto quebrou tabus no Baianão.
 Desta lista é bem provável que Neto Baiano seja o menos estranho ao torcedor rubro-negro. Artilheiro recente, de temperamento forte e um tanto destemperado, Neto se destacou no Vitória mais em sua segunda passagem. Na primeira foi influente na conquista do tri do baianão, mas pela Copa do Brasil cuspiu em um atleta do Vasco e foi suspenso por cinco jogos, assim, sendo emprestado pro futebol japonês. Voltou em 2011 e seu primeiro gol na nova reestreia foi em cima do Bahia. Acontece que quando se fala em Neto Baiano com certeza vem a mente do rubro-negro as alfinetadas no rival e o memorável jogo contra o ABC, onde perdendo por 2 a 0 em pleno Barradão, o atacante balançou três vezes a rede e classificou o time na Copa do Brasil, em 2012. Chegou a jogar novamente em 2015, mas não despontou. Foram 85 gols pelo Vitória em 144 jogos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

E o Vesgo se imortaliza

Caricatura de Mário Sérgio, por Chico Soza

 Adorado por onze de cada dez rubro-negros de longa data, o irreverente Mário Sérgio partiu na última alvorada deixando a nação rubro-negra enlutada com sua passagem. Ontem se foi um pedaço de um revólver 38, uma roda de um Volkswagen SP2, um passe de calcanhar com ousadia, um banho de água num cartola, uma birra com Yustrich. Não é atoa que hoje o Vitória abre passagem pra um tal Mário Sérgio, conhecido como Marinho, ser o craque da equipe. Mário Sérgio Pontes de Paiva é o fiel retrato de um Esporte Clube Vitória campeão, é a estampa dos áureos tempos rubro-negros. É um jogador capaz de receber flores de um zagueiro rival linha dura.

 Diante dos clichês do primeiro parágrafo abro espaço pra falar em primeira pessoa neste. Quando há exatos um ano e três meses atrás foi postado aqui no blog a crônica "Mário Sérgio... o Vesgo" , me recordo que um leitor e torcedor rubro-negro contou nas redes que o pai dele frequentava a Fonte Nova não por causa do Vitória, não por causa do Campeonato Baiano, ou do Brasileirão, mas sim para ver Mário Sérgio jogar futebol. Dessa forma ele completava: "meu pai não era torcedor do Vitória, meu pai era torcedor de Mário Sérgio". 

 A comoção de ter visto o Vesgo jogar é algo pra poucos. Hoje podemos dizer que os torcedores mais velhos, todos aqueles que tiveram a miragem de Mário Sérgio vestindo vermelho e preto foram e são afortunados. Se hoje pra vermos um vídeo de dois minutos dos melhores momentos de um atleta precisamos de lances de várias de suas partidas, Mário Sérgio precisaria de somente uma pra tal. Que a rebeldia do Vesgo viva sempre dentro de cada jogador, pois foi também seu gênio forte e sua personalidade rija que fizeram do Leão o que ele é hoje. Dizem as más línguas tricolores que o Vitória não tem estrela. Hoje nós temos uma no céu, o eterno Vesgo!

sexta-feira, 18 de março de 2016

Jogos memoráveis dos dias 18 e 19 de março

1967 (19) - Com dois gols de Didico e um de Edmundo, o Vitória venceu um BaVi por 3 a 2.
Didico, o diabo loiro, fez dois no clássico.

terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres do E.C. Vitória: As torcedoras

 Ontem (07) foi postado no blog uma homenagem a uma das figuras femininas que mais obteve influência dentro do Esporte Clube Vitória, dona Isaura Maria, que acumulou serviços prestados ao clube desde os anos 60. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, vem a tona outras mulheres que fizeram e fazem parte do Leão da Barra, seja alentando o clube ou tendo participação dentro do próprio time.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Mulheres do E.C. Vitória: Isaura Maria


Isaura no livro "Vitória: uma história de amor e paixão" com a camisa da campanha Meu Sangue É Rubro-Negro. (Acervo de Aurelino Resedá)
 Não só de homens foi constituída a história do Esporte Clube Vitória ao longo dos três séculos os quais o clube está vigente. A partir de 1960 o time contou com as qualidades de Isaura Maria, que ainda na flor da idade começou a prestar serviços em prol do Vitória. Em pelo menos mais de duas décadas, Isaura chegou a auxiliar o clube de diversas formas, empregando numerosas funções.

domingo, 22 de novembro de 2015

As dez melhores participações do Vitória no Brasileirão


O bom time do Vitória de 93 contou com medalhões e também com revelações. O resultado dessa mesclagem foi a chega do time a final da competição. (Créditos: Acervo de Irlan Simões)

10° - 1981: Neste ano o Vitória passou de fase após obter a 7° colocação em seu grupo da primeira fase. Na fase seguinte viria a encarar um grupo com Paysandu, Fluminense e Portuguesa. Dos três adversários quem complicou foi a Lusa dirigida por Mário Travaglini. No jogo no Canindé o time paulistano vencia por 2 a 0, mas Paulinho deixou sua marca pro Leão. O acesso para as oitavas-de-finais viria após um jogo suado na Fonte Nova, onde Tadeu Macrini balançou as redes. No mata-mata o adversário era o Grêmio (que viria a ser campeão), que perdeu em Salvador por 2 a 1 mas reverteu o placar no Olímpico por 2 a 0. Assim, o Vitória foi eliminado e ficou com a 12° posição na classificação final.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de outubro

1967 (8) - O Vitória venceu o Bahia de Feira por 2 a 1 com gols de Clóvis (contra) e Itamar.

1970 (7) - Neves e Ventilador marcaram no empate com o ASA em 2 a 2.

1972 (8) - O Vitória goleado em 5 a 0 pelo Atlético-MG.

1973 (7) - Com gol de Mário Sérgio, o Vitória venceu o Comercial de Campo Grande por 1 a 0.

1978 (7) - O Leão venceu o Jequié por 2 a 1 com gols de Zé Júlio e Geraldão.
Zé Júlio marco um dos tentos no triunfo.

domingo, 4 de outubro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 3 e 4 de outubro

1959 (4) - Vitória e Bahia não saíram do zero.

1970 (3) - Neves e Ventilador marcaram pro Vitória no empatem 2 a 2 com o ASA-AL.

1972 (4) - O Cruzeiro goleou o Vitória por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro.

1973 (4) - Mário Sérgio marcou na derrota para o Palmeiras em 2 a 1.
Mário Sérgio marcou o gol rubro-negro contra o time que mais tarde conquistaria novamente o Brasileirão. (Acervo de Aurelino Resedá)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 28 e 29 de setembro

1966 (28) - O Náutico goleou o Vitória nos Aflitos por 3 a 0 na Taça Brasil.

1974 (29) - Vitória e Bahia empataram em 1 a 1. Osni marcou pro Leão.

1976 (28) - Outro empate por 1 a 1, dessa vez o adversário foi o Botafogo. Fischer (ex-alvinegro) marcou no confronto.
Ex-jogador do Botafogo, Fischer marcou para o Vitória.

domingo, 27 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 26 e 27 de setembro

1953 (27) - Juvenal marcou dois gols e o Vitória venceu o Bahia por 2 a 1 no Campeonato Baiano.
O "Jegue Alemão" marcou os dois gols do triunfo rubro-negro no BaVi.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 17 e 18 de setembro

1972 (17) - Há cerca de 43 anos atrás, o Vitória vencia na Fonte o Santos de Pelé, com gol de Almiro e passe de Mário Sérgio.
Almiro marcou o gol do triunfo sobre o Alvinegro Praiano.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 13 e 14 de setembro

1953 (13) - Em um amistoso o Vitória goleou o Ferroviário por 3 a 0 com dois gols de Juvenal e um de Quarentinha.
Juvenal balançou duas vezes as redes do time cearense.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 09 e 10 de setembro

1970 (09) - Com gol de Nivaldo o Vitória empatou em 1 a 1 com o Monte Líbano.


1972 (09) - Em seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, o Vitória ficou no zero com o Remo.
Súmula da primeira partida do Vitória no Campeonato Brasileiro. (Via: Futpédia)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de setembro

1968 (08) - Vitória e Galícia empataram em 1 a 1 no Baianão. Gol rubro-negro foi de Olívio.
Jornal descreve a partida entre o Vitória e o Galícia. (Acervo de Galdino Silva)

sábado, 22 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 21 e 22 de agosto

1968 (22) - O Itabuna venceu o Vitória por 1 a 0.

1971 (22) - O Vitória empatou com o Rio Branco-ES por 1 a 1. André Catimba marcou o gol no empate.

1976 (22) - O Vitória perdeu por 1 a 0 um BaVi válido pela final do Campeonato Baiano e ficou com o vice-campeonato.
Foto do primeiro jogo da decisão. (Acervo de Galdino Silva)

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 19 e 20 de agosto

1969 (20) - Dão e Edmundo marcaram, e o Vitória ganhou do Leônico por 2 a 1.

1972 (20) - Vitória e Bahia ficaram no 0 a 0 na decisão do segundo turno do Baianão. O rival foi campeão nos pênaltis por 5 a 4. A decisão do estadual ficou pra dezembro.

1973 (19) - Num amistoso, o Vitória venceu o Atlético de Alagoinhas com gol de André Catimba.

1975 (20) - O Vitória foi até o Espírito Santo enfrentar a Desportiva pelo Brasileirão, o jogo terminou sem gols.
Súmula da partida. (Via: futpédia)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Jogos memoráveis do dia 17 e 18 de agosto

1968 (18) - Com gol de Tinho, o Vitória venceu o Fluminense de Feira por 1 a 0.
Link permanente da imagem incorporada
O Vitória venceu o time feirense com gol do zagueiro Tinho.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 09 e 10 de agosto

1970 (09) - Vitória e Ilhéus empataram pelo placar de 0 a 0 no Baiano.

1972 (09) - Com um gol de Osni e outro de Luciano, o Vitória derrotou o Itabuna por 2 a 1.

1977 (10) - Outro jogo contra o Itabuna vencido pelo Vitória. 2 a 0 com gols de Paulo (contra) e Sena.

1980 (10) - Um BaVi que teve o Vitória como vencedor por 2 a 0. Dois gols de Jorge Luís. A partida foi o primeiro clássico de Bagatini pelo time.
O goleiro Bagatini salta na área pra afastar uma bola no BaVi.

sábado, 8 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de agosto

1953 (08) - Pelo Campeonato Baiano, o Vitória venceu o Guarany-BA por 3 a 1. Os gols foram de Tombinho, Quarentinha e Alencar.
Da esq. pra dir. o ataque rubro-negro de 1953: Tombinho, Alencar, Juvenal, Quarentinha e Ciro.