Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.
Mostrando postagens com marcador 2000's. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 2000's. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de maio de 2018

Os dez técnicos que mais treinaram o Vitória

Vagner Mancini é o técnico que mais dirigiu o Vitória. (Foto: Mauro Akin Nassor)

 Muitos técnicos passaram pelo Vitória em sua história centenária. Até mesmo treinadores gringos da América do Sul chegaram a comandar o Leão da Barra. Porém, há uma superioridades dos brasucas em quantidade de jogos comandados no time rubro-negro. Entre contemporâneos como Vágner Mancini até os mais antigos que remetem a época da profissionalização como o argentino Carlos Volante, listaremos abaixo os treinadores que mais treinaram o Vitória em todos os tempos.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Fábio Costa... o goleiro que foi ás vias de fato

Fábio Costa na briga contra o argentino Galván do Atlético-MG.

 Dentre os goleiros que marcaram época no Vitória, Fábio Costa integra facilmente o quadro. Até os dias atuais disputa entre a torcida noventista o título de melhor goleiro rubro-negro da década com Dida, goleiro do qual admitiu ser fã. Assim como Dida, Fábio é uma prata da casa do Vitória e ganhou o respeito dos torcedores principalmente na campanha do Brasileirão de 1999, quando em seu centenário o decano ficou em 3° colocado na tabela geral do campeonato.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Os argentinos que vestiram a camisa rubro-negra

 Apesar das rivalidades, os portenhos há muito tempo foram presença garantida no futebol brasileiro. No Vitória, especialmente, alguns se destacaram com a camisa rubro-negra como Fischer e Escudero. Contando com os novatos Dátolo e Pisculichi, chega a 20 o número de argentinos que atuaram pelo Leão, conheça abaixo os outros dezoito nomes da Argentina que aqui jogaram em ordem cronológica.

1 - Dante Bianchi (1940 e 1949)
Bianchi foi de jogador a treinador do Vitória na mesma década.

 O meia Dante Jorge Bianchi pertencia ao rival Bahia quando foi emprestado em 1940 apenas para um amistoso contra a Seleção Bahiana. Atuaram ao seu lado nesta partida os gringos Papetti e Avalle, também do rival. Esses atletas reforçaram o rubro-negro que estava com seu time todo desfalcado, com seus jogadores servindo a própria seleção. Em 1949 Bianchi foi contratado para ser técnico do Vitória. Em sua estréia como treinador, enfrentando o modesto Guarany, Bianchi resolveu se escalar como titular e jogou toda a partida, mas não teve boa atuação e não se arriscou nos jogos seguintes, limitando-se apenas ao comando técnico da equipe. Foram dezessete partida treinando o Leão. Bianchi comandou também os principais clubes do Recife, além do Central-PE, Centro Limoeiro, Treze-PB, Leônico, Botafogo-BA, Bahia, Fortaleza...

sábado, 4 de fevereiro de 2017

De Juvenal a Allan Dellon: os dez maiores artilheiros do Vitória e suas peculiaridades

 Na última sexta-feira (3) o blog Memórias do E.C. Vitória completou dois anos de existência. Em comemoração ao fato, listaremos abaixo os dez maiores artilheiros da história do Esporte Clube Vitória e suas peculiaridades para com o clube. Atletas de nove décadas diferentes, desde os anos 30 até a década atual, que somados fizeram 1007 gols com a camisa rubro-negra. Segue abaixo os dez artilheiros do Leão.

10 - Allan Delon (90's e 2000's)
O maior artilheiro do Vitória no Brasileirão
 Allan Delon e artilharia são sinônimos. O meia que jogou durante nove anos pelo Leão, indo da base ao profissionalismo, conquistou quatro títulos do baiano com o clube e por três vezes foi campeão da Copa do Nordeste. Dentre seus feitos, alcançou a marca de maior artilheiro do Vitória em brasileiros e a segunda maior artilharia no Barradão. Com nome de artista, não poderia ser diferente. Se ele não foi contracenar e resolveu vir aos palcos do futebol, foi pra brilhar. Marcou 76 gols em 239 jogos pelo rubro-negro.


9 - Matos (50's)
Matos, no centro da imagem, junto do quinteto rubro-negro de 1957.
 Samuel Matos foi um dos principais atletas do Vitória no ano de 1957. Junto de Enaldo, Teotônio, Lia e Salvador, conquistou o Campeonato Baiano daquele ano, o terceiro do Vitória na década de 50. Ainda fora convocado para a Seleção Baiana que foi ao Chile representar a Seleção Brasileira na Taça Bernado  O'Higgins, chegando a marcar gols no solo chileno. O atacante marcou 77 gols em 145 jogos pelo Vitória, de 1957 a 1961.

8 - Neto Baiano (2000's e 2010's)
Em 2012, Neto quebrou tabus no Baianão.
 Desta lista é bem provável que Neto Baiano seja o menos estranho ao torcedor rubro-negro. Artilheiro recente, de temperamento forte e um tanto destemperado, Neto se destacou no Vitória mais em sua segunda passagem. Na primeira foi influente na conquista do tri do baianão, mas pela Copa do Brasil cuspiu em um atleta do Vasco e foi suspenso por cinco jogos, assim, sendo emprestado pro futebol japonês. Voltou em 2011 e seu primeiro gol na nova reestreia foi em cima do Bahia. Acontece que quando se fala em Neto Baiano com certeza vem a mente do rubro-negro as alfinetadas no rival e o memorável jogo contra o ABC, onde perdendo por 2 a 0 em pleno Barradão, o atacante balançou três vezes a rede e classificou o time na Copa do Brasil, em 2012. Chegou a jogar novamente em 2015, mas não despontou. Foram 85 gols pelo Vitória em 144 jogos.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Curiosidades ECV: Com triunfo sobre o Corinthians, Vitória quebrou dois tabus

Edílson Capetinha no último jogo em que o Vitória venceu o Corinthians. (Imagem: Vitor Camilo)

 No último domingo (22), o Vitória venceu o Corinthians por 3 a 2 de virada em jogo válido pela 2° rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo o Leão quebrou dois tabus, que já duravam mais de dez anos. Um deles, vencer o Corinthians e o outro vencer a equipe paulista em jogos do Brasileirão, pois em setembro completariam-se vinte anos de jejum.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Jogos memoráveis dos dias 18 e 19 de março

1967 (19) - Com dois gols de Didico e um de Edmundo, o Vitória venceu um BaVi por 3 a 2.
Didico, o diabo loiro, fez dois no clássico.

domingo, 22 de novembro de 2015

As dez melhores participações do Vitória no Brasileirão


O bom time do Vitória de 93 contou com medalhões e também com revelações. O resultado dessa mesclagem foi a chega do time a final da competição. (Créditos: Acervo de Irlan Simões)

10° - 1981: Neste ano o Vitória passou de fase após obter a 7° colocação em seu grupo da primeira fase. Na fase seguinte viria a encarar um grupo com Paysandu, Fluminense e Portuguesa. Dos três adversários quem complicou foi a Lusa dirigida por Mário Travaglini. No jogo no Canindé o time paulistano vencia por 2 a 0, mas Paulinho deixou sua marca pro Leão. O acesso para as oitavas-de-finais viria após um jogo suado na Fonte Nova, onde Tadeu Macrini balançou as redes. No mata-mata o adversário era o Grêmio (que viria a ser campeão), que perdeu em Salvador por 2 a 1 mas reverteu o placar no Olímpico por 2 a 0. Assim, o Vitória foi eliminado e ficou com a 12° posição na classificação final.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Mantos da História: a primeira camisa amarela do milênio


 O "Desafio das Camisas", postado na página da Torcida Vitória Candango na quarta-feira (7) da última semana remete a outra camisa amarela. Desta vez, a camiseta é dos anos 2000, mas foi lançada ainda no século XX. Sendo assim, pode ser considerada a primeira camisa de cor amarela do novo milênio.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de outubro

1967 (8) - O Vitória venceu o Bahia de Feira por 2 a 1 com gols de Clóvis (contra) e Itamar.

1970 (7) - Neves e Ventilador marcaram no empate com o ASA em 2 a 2.

1972 (8) - O Vitória goleado em 5 a 0 pelo Atlético-MG.

1973 (7) - Com gol de Mário Sérgio, o Vitória venceu o Comercial de Campo Grande por 1 a 0.

1978 (7) - O Leão venceu o Jequié por 2 a 1 com gols de Zé Júlio e Geraldão.
Zé Júlio marco um dos tentos no triunfo.

domingo, 4 de outubro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 3 e 4 de outubro

1959 (4) - Vitória e Bahia não saíram do zero.

1970 (3) - Neves e Ventilador marcaram pro Vitória no empatem 2 a 2 com o ASA-AL.

1972 (4) - O Cruzeiro goleou o Vitória por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro.

1973 (4) - Mário Sérgio marcou na derrota para o Palmeiras em 2 a 1.
Mário Sérgio marcou o gol rubro-negro contra o time que mais tarde conquistaria novamente o Brasileirão. (Acervo de Aurelino Resedá)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 28 e 29 de setembro

1966 (28) - O Náutico goleou o Vitória nos Aflitos por 3 a 0 na Taça Brasil.

1974 (29) - Vitória e Bahia empataram em 1 a 1. Osni marcou pro Leão.

1976 (28) - Outro empate por 1 a 1, dessa vez o adversário foi o Botafogo. Fischer (ex-alvinegro) marcou no confronto.
Ex-jogador do Botafogo, Fischer marcou para o Vitória.

domingo, 27 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 26 e 27 de setembro

1953 (27) - Juvenal marcou dois gols e o Vitória venceu o Bahia por 2 a 1 no Campeonato Baiano.
O "Jegue Alemão" marcou os dois gols do triunfo rubro-negro no BaVi.

Mantos da História: as camisas de goleiro do ano de 2009


 Na última quarta-feira (23) foi lançado na página da Torcida Vitória Candango o "Desafio das Camisas do Vitória". O manto que foi postado, foi utilizado pelo Vitória no ano de 2009, quando a empresa Champs começou a patrocinar o clube. Hoje será mostrado, jogos importantes em que a camiseta foi usada e também fatos curiosos com esse material esportivo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 17 e 18 de setembro

1972 (17) - Há cerca de 43 anos atrás, o Vitória vencia na Fonte o Santos de Pelé, com gol de Almiro e passe de Mário Sérgio.
Almiro marcou o gol do triunfo sobre o Alvinegro Praiano.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 13 e 14 de setembro

1953 (13) - Em um amistoso o Vitória goleou o Ferroviário por 3 a 0 com dois gols de Juvenal e um de Quarentinha.
Juvenal balançou duas vezes as redes do time cearense.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 09 e 10 de setembro

1970 (09) - Com gol de Nivaldo o Vitória empatou em 1 a 1 com o Monte Líbano.


1972 (09) - Em seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, o Vitória ficou no zero com o Remo.
Súmula da primeira partida do Vitória no Campeonato Brasileiro. (Via: Futpédia)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de setembro

1968 (08) - Vitória e Galícia empataram em 1 a 1 no Baianão. Gol rubro-negro foi de Olívio.
Jornal descreve a partida entre o Vitória e o Galícia. (Acervo de Galdino Silva)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mantos da História: a camisa reserva do Brasileirão de 2000



 No "Desafios das Camisas desta semana, postado pela Torcida Vitória Candango, postado pela Torcida Vitória Candango. A camisa tem como predominante a cor branca e obtinha uma faixa preta ao centro. Essa peça começou a ser usada pelo time rubro-negro no ano de 2000 e ficou em vigor até 2001, quando a patrocinadora esportiva, Topper, lançou a nova linha de uniformes.

sábado, 22 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 21 e 22 de agosto

1968 (22) - O Itabuna venceu o Vitória por 1 a 0.

1971 (22) - O Vitória empatou com o Rio Branco-ES por 1 a 1. André Catimba marcou o gol no empate.

1976 (22) - O Vitória perdeu por 1 a 0 um BaVi válido pela final do Campeonato Baiano e ficou com o vice-campeonato.
Foto do primeiro jogo da decisão. (Acervo de Galdino Silva)

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 19 e 20 de agosto

1969 (20) - Dão e Edmundo marcaram, e o Vitória ganhou do Leônico por 2 a 1.

1972 (20) - Vitória e Bahia ficaram no 0 a 0 na decisão do segundo turno do Baianão. O rival foi campeão nos pênaltis por 5 a 4. A decisão do estadual ficou pra dezembro.

1973 (19) - Num amistoso, o Vitória venceu o Atlético de Alagoinhas com gol de André Catimba.

1975 (20) - O Vitória foi até o Espírito Santo enfrentar a Desportiva pelo Brasileirão, o jogo terminou sem gols.
Súmula da partida. (Via: futpédia)