Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Especial 116 anos: O Vitória em seu prelúdio



 Decano do esporte nacional, e responsável pela implementação e popularidade de diversos esportes na Bahia, o Vitória é um time secular. Graças a Artêmio Castro Valente deu-se a fundação do Club de Cricket Victoria, fundado em 13 Maio de 1899. A data prevista para a fundação seria o dia 7 do mesmo mês, mas as chuvas impediram o comparecimento dos convidados a casa do fundador, localizada na Estrada da Victoria, número 84.

Especial 116 anos: filmes com aparições rubro-negras

 Tamanha é a importância do Esporte Clube Vitória no futebol, que o mesmo não deixou de estar longe das telas dos cinemas. O rubro-negro que já foi citado nos longas Ó Pai Ó, Meninos de Kichute e Cidade Baixa. Além disso, tem um documentário próprio relatando a subida para a Série A de 2008 e também já marcou presença no curta-metragem Rádio Gogó.

sábado, 25 de abril de 2015

Bagatini... o Incrível Hulk



 No ano de 1980 o Esporte Clube Vitória conquistou um importante feito para a sua história. Voltou a conquistar o Campeonato Baiano após sete anos. No ano anterior, a competição havia sido perdida devido a uma falha do goleiro Gelson na última partida. O Leão sentira a necessidade de contratar um novo arqueiro, e o fez. O goleiro que assumiu a responsabilidade nesse ano foi o gaúcho Cezar Bagatini, que chegou a Bahia emprestado pelo Internacional e já obtivera boa reputação anteriormente pelo Caxias.
Bagatini ao centro da imagem, sentado no banco, no treino na Toca do Leão.

 Nascido no dia 12 de Março de 1952, no município de Encantado (RS), Cezar Angelo Bagatini ingressou no esporte bretão na década de 1970, passando pelo Caxias e Internacional. Chegou ao Vitória em 1980, ano em que o Leão quebraria o tabu de sete anos sem o título do Campeonato Baiano.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jorge Valença: o quase militar, que virou lateral do Vitória

Jorge Valença no início da década 1970

 Na década de 1970, o Esporte Clube Vitória passou a contar com a presença de um jogador influente nas laterais do gramado. Trata-se de Jorge Valença, bastante caracterizado pela sua velocidade e sua marcação. Além também de outros fatores técnicos como o cabeceio e o posicionamento.

 Nascido na cidade de Valença-BA, Jorge Queiroz de Souza veio ao mundo no dia 19 de Abril de 1953. Ainda sem a alcunha de sua cidade natal, ele muda-se para Salvador aos 18 anos de idade, com a intenção de seguir carreira militar - pois havia acabado de servir ao exército - ou tornar-se jogador de futebol.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Edílson... o Capetinha

Edílson pelo Vitória em 2004.

 Um jogador foi bastante eminente no Esporte Clube Vitória na década de 2000. Ninguém menos que o atacante Edílson Capetinha, que ficou conhecido no cenário do futebol baiano e nacional. Ele teve duas passagens no Leão, e nas duas foi bastante importante para o clube.

 Edílson da Silva Ferreira nasceu em Salvador no dia 17 de Setembro de 1970. Mesmo sendo baiano, começou a se destacar no futebol atuando por clubes do Sudeste brasileiro e também por times de Portugal e do Japão. Já atuando com a alcunha de "Capetinha" no início da década de 1990 ele teve seu primeiro contato com o rubro-negro quando jogou na final do Brasileirão de 1993 vestindo a camisa 10 do Palmeiras.

domingo, 8 de março de 2015

1979... a equipe comandada por Aymoré Moreira

Aymoré Moreira já nos anos 90 com os netos Caio e Roberto Alonso (Foto: Blog do Milton Neves)

 No final da década de 1970 o Esporte Clube Vitória teve a honra de ter no comando um dos maiores treinadores do futebol brasileiro. Trata-se de Aymoré Moreira, que nos anos 30 havia sido goleiro do Botafogo, Fluminense, Palmeiras (então Palestra Itália), América-RJ e seleção brasileira.

 Ele aposentara-se dos campos, mas não deixou o futebol. Em 1948 ingressou na carreira de técnico quando começou a treinar o Olaria. A partir daí treinou outros diversos clubes e também seleções como: a seleção Paulista e Brasileira. Chegou ao Vitória já em 1979 após treinar o Cruzeiro nos dois anos anteriores. O rubro-negro foi seu primeiro clube baiano.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

1997... o BaVi que terminou na delegacia


 No ano de 1997, pelo mês de Abril, Vitória e Bahia tiveram de protagonizar mais um clássico BaVi na Fonte Nova válido pelo Campeonato Baiano. A ocasião envolveu uma história - ou estória - que até os dias atuais marcam um dos maiores clássicos nordestinos.

 Trata-se da rixa entre o volante Preto Casagrande que defendia a equipe rubro-negra o zagueiro Parreira então jogador do tricolor. O baixinho que representava o Leão da Barra provocou o adversário ao pé do ouvido. O atleta do rival acabou revidando com agressão e acabou expulso de campo. Na saída ao gramado ele disse para a imprensa que havia sido provocado. Os dois moravam no mesmo condomínio em Piatã e a mídia não perdoou. Especulou-se que houve relações sexuais por parte do provocador com a mulher do provocado.