Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Especial 116 anos: O Vitória em seu prelúdio
Decano do esporte nacional, e responsável pela implementação e popularidade de diversos esportes na Bahia, o Vitória é um time secular. Graças a Artêmio Castro Valente deu-se a fundação do Club de Cricket Victoria, fundado em 13 Maio de 1899. A data prevista para a fundação seria o dia 7 do mesmo mês, mas as chuvas impediram o comparecimento dos convidados a casa do fundador, localizada na Estrada da Victoria, número 84.
Especial 116 anos: filmes com aparições rubro-negras
Tamanha é a importância do Esporte Clube Vitória no futebol, que o mesmo não deixou de estar longe das telas dos cinemas. O rubro-negro que já foi citado nos longas Ó Pai Ó, Meninos de Kichute e Cidade Baixa. Além disso, tem um documentário próprio relatando a subida para a Série A de 2008 e também já marcou presença no curta-metragem Rádio Gogó.
sábado, 25 de abril de 2015
Bagatini... o Incrível Hulk
No ano de 1980 o Esporte Clube Vitória conquistou um importante feito para a sua história. Voltou a conquistar o Campeonato Baiano após sete anos. No ano anterior, a competição havia sido perdida devido a uma falha do goleiro Gelson na última partida. O Leão sentira a necessidade de contratar um novo arqueiro, e o fez. O goleiro que assumiu a responsabilidade nesse ano foi o gaúcho Cezar Bagatini, que chegou a Bahia emprestado pelo Internacional e já obtivera boa reputação anteriormente pelo Caxias.
![]() |
| Bagatini ao centro da imagem, sentado no banco, no treino na Toca do Leão. |
Nascido no dia 12 de Março de 1952, no município de Encantado (RS), Cezar Angelo Bagatini ingressou no esporte bretão na década de 1970, passando pelo Caxias e Internacional. Chegou ao Vitória em 1980, ano em que o Leão quebraria o tabu de sete anos sem o título do Campeonato Baiano.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Jorge Valença: o quase militar, que virou lateral do Vitória
![]() |
| Jorge Valença no início da década 1970 |
Na década de 1970, o Esporte Clube Vitória passou a contar com a presença de um jogador influente nas laterais do gramado. Trata-se de Jorge Valença, bastante caracterizado pela sua velocidade e sua marcação. Além também de outros fatores técnicos como o cabeceio e o posicionamento.
Nascido na cidade de Valença-BA, Jorge Queiroz de Souza veio ao mundo no dia 19 de Abril de 1953. Ainda sem a alcunha de sua cidade natal, ele muda-se para Salvador aos 18 anos de idade, com a intenção de seguir carreira militar - pois havia acabado de servir ao exército - ou tornar-se jogador de futebol.
quarta-feira, 1 de abril de 2015
Edílson... o Capetinha
![]() |
| Edílson pelo Vitória em 2004. |
Um jogador foi bastante eminente no Esporte Clube Vitória na década de 2000. Ninguém menos que o atacante Edílson Capetinha, que ficou conhecido no cenário do futebol baiano e nacional. Ele teve duas passagens no Leão, e nas duas foi bastante importante para o clube.
Edílson da Silva Ferreira nasceu em Salvador no dia 17 de Setembro de 1970. Mesmo sendo baiano, começou a se destacar no futebol atuando por clubes do Sudeste brasileiro e também por times de Portugal e do Japão. Já atuando com a alcunha de "Capetinha" no início da década de 1990 ele teve seu primeiro contato com o rubro-negro quando jogou na final do Brasileirão de 1993 vestindo a camisa 10 do Palmeiras.
domingo, 8 de março de 2015
1979... a equipe comandada por Aymoré Moreira
| Aymoré Moreira já nos anos 90 com os netos Caio e Roberto Alonso (Foto: Blog do Milton Neves) |
No final da década de 1970 o Esporte Clube Vitória teve a honra de ter no comando um dos maiores treinadores do futebol brasileiro. Trata-se de Aymoré Moreira, que nos anos 30 havia sido goleiro do Botafogo, Fluminense, Palmeiras (então Palestra Itália), América-RJ e seleção brasileira.
Ele aposentara-se dos campos, mas não deixou o futebol. Em 1948 ingressou na carreira de técnico quando começou a treinar o Olaria. A partir daí treinou outros diversos clubes e também seleções como: a seleção Paulista e Brasileira. Chegou ao Vitória já em 1979 após treinar o Cruzeiro nos dois anos anteriores. O rubro-negro foi seu primeiro clube baiano.
sábado, 28 de fevereiro de 2015
1997... o BaVi que terminou na delegacia
Trata-se da rixa entre o volante Preto Casagrande que defendia a equipe rubro-negra o zagueiro Parreira então jogador do tricolor. O baixinho que representava o Leão da Barra provocou o adversário ao pé do ouvido. O atleta do rival acabou revidando com agressão e acabou expulso de campo. Na saída ao gramado ele disse para a imprensa que havia sido provocado. Os dois moravam no mesmo condomínio em Piatã e a mídia não perdoou. Especulou-se que houve relações sexuais por parte do provocador com a mulher do provocado.
Assinar:
Postagens (Atom)




