Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

sábado, 25 de abril de 2015

Bagatini... o Incrível Hulk



 No ano de 1980 o Esporte Clube Vitória conquistou um importante feito para a sua história. Voltou a conquistar o Campeonato Baiano após sete anos. No ano anterior, a competição havia sido perdida devido a uma falha do goleiro Gelson na última partida. O Leão sentira a necessidade de contratar um novo arqueiro, e o fez. O goleiro que assumiu a responsabilidade nesse ano foi o gaúcho Cezar Bagatini, que chegou a Bahia emprestado pelo Internacional e já obtivera boa reputação anteriormente pelo Caxias.
Bagatini ao centro da imagem, sentado no banco, no treino na Toca do Leão.

 Nascido no dia 12 de Março de 1952, no município de Encantado (RS), Cezar Angelo Bagatini ingressou no esporte bretão na década de 1970, passando pelo Caxias e Internacional. Chegou ao Vitória em 1980, ano em que o Leão quebraria o tabu de sete anos sem o título do Campeonato Baiano.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jorge Valença: o quase militar, que virou lateral do Vitória

Jorge Valença no início da década 1970

 Na década de 1970, o Esporte Clube Vitória passou a contar com a presença de um jogador influente nas laterais do gramado. Trata-se de Jorge Valença, bastante caracterizado pela sua velocidade e sua marcação. Além também de outros fatores técnicos como o cabeceio e o posicionamento.

 Nascido na cidade de Valença-BA, Jorge Queiroz de Souza veio ao mundo no dia 19 de Abril de 1953. Ainda sem a alcunha de sua cidade natal, ele muda-se para Salvador aos 18 anos de idade, com a intenção de seguir carreira militar - pois havia acabado de servir ao exército - ou tornar-se jogador de futebol.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Edílson... o Capetinha

Edílson pelo Vitória em 2004.

 Um jogador foi bastante eminente no Esporte Clube Vitória na década de 2000. Ninguém menos que o atacante Edílson Capetinha, que ficou conhecido no cenário do futebol baiano e nacional. Ele teve duas passagens no Leão, e nas duas foi bastante importante para o clube.

 Edílson da Silva Ferreira nasceu em Salvador no dia 17 de Setembro de 1970. Mesmo sendo baiano, começou a se destacar no futebol atuando por clubes do Sudeste brasileiro e também por times de Portugal e do Japão. Já atuando com a alcunha de "Capetinha" no início da década de 1990 ele teve seu primeiro contato com o rubro-negro quando jogou na final do Brasileirão de 1993 vestindo a camisa 10 do Palmeiras.