Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

domingo, 11 de novembro de 2018

Inauguração do Barradão... 32 anos atrás

Inauguração do Barradão na tarde do dia 11 de novembro de 1986. (Créditos: Jornal Correio)
 Há uma coisa que é desprezada na história do Esporte Clube Vitória. A pontualidade. O clube nasceu em 13 de maio de 1899, mas esta não era a data da fundação do rubro-negro, e sim 7 de maio. Por conta das chuvas na capital baiana, atrasou-se em alguns dias a criação do Club de Cricket Vitória. Apesar de já ser um 'um menino de 84 anos', como já fora intitulado no século passado, o Vitória ainda estava prestes a ganhar o seu berço. Era este o Estádio Manoel Barradas, que inaugurado em 1986, completa hoje seus 32 anos.

 Dizem que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Da mesma forma, o próprio Vitória criou o Barradão à sua imagem e semelhança, e sempre ratificou o estádio conforme a sua identidade. Portanto, a sua inauguração não poderia ser diferente. Tal como a fundação do clube, desprezou a pontualidade. Estabeleceram primeiro que a data para a inauguração seria o dia 23 de outubro do corrente ano de 1986, que era a data de aniversário do então conselheiro e ex-presidente do clube Manoel Barradas, o mesmo que tem seu nome cravado na cancha. As obras tardaram e data teve de ser realocada. Portanto, o estádio só veio a ter sua estreia no dia 11 de novembro.

 Numa terça-feira, semana das eleições gerais, dois dias depois de ser derrotado como mandante pelo Flamengo por 1 a 0, o Vitória recebia pela primeira vez uma equipe no Barradão. O Santos Futebol Clube, que havia jogado pela última vez dez dias antes, quanto vencera o Bangu por 2 a 0. O jogo inaugural seguiu um cronograma para o batismo do novo estádio. Ás 15:00 as autoridades locais chegaram na cancha. Ás 15:10 o Monsenhor Gaspar Sadock deu a benção a nova praça esportiva do estado. Ás 15:20 foram hasteadas as bandeiras do Vitória, do estado da Bahia, e a do Brasil, diante da execução do Hino Nacional. Ás 15:30 as autoridades discursaram. Primeiro, o governador João Durval Carnero, depois o presidente do clube, José Rocha e por fim o conselheiro Manoel Barradas. Ás 15:50 a placa de inauguração foi descerrada. E enfim, ás 16:00 foi dado o pontapé inicial da partida entre Vitória e Santos pelo presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, Manoel Pontes Tanajura.
Público nas arquibancadas do Barradão em sua partida inaugural. (Créditos: Revista Placar)

 Estima-se que cerca de 20 mil torcedores estiveram presentes na inauguração do Barradão. O público não teve de pagar pelo ingresso para assistir as solenidades e a partida. Em campo, o Leão da Barra não deu a sorte de inaugurar as redes do estádio. Coube a Dino, atacante do Santos, fazer isso, quando recebeu a bola na pequena área e completou pro gol. Por sua vez, o Vitória não sobrou na tarde, e garantiu o gol de empate numa penalidade cobrada por Heider. As obras prosseguiriam, e o estádio teria sua reinauguração cerca de cinco anos depois, numa partida contra o Olímpia-PAR que repetiu o placar de 1 a 1.


Obs: Informações retiradas do livro Barradão - Alegria, Emoção e Vitória.

Um comentário:

  1. Seja um colaborador/postador no nosso blog de futebol nordestino.!
    Se você quiser cooperar conosco, postando diariamente, semanalmente ou mensalmente, postagens/matérias sobre o clube do seu coração ou estado, ou qualquer modalidade esportiva (vôlei, basquete, etc), entre em contato comigo através do WhatsAPP 75-9 8317-5581 ou e-mail: claudiosjesus@yahoo.com
    https://www.esportenordeste.biz/p/colaborador.html

    Cláudio Souza

    ResponderExcluir