Aymoré Moreira já nos anos 90 com os netos Caio e Roberto Alonso (Foto: Blog do Milton Neves) |
No final da década de 1970 o Esporte Clube Vitória teve a honra de ter no comando um dos maiores treinadores do futebol brasileiro. Trata-se de Aymoré Moreira, que nos anos 30 havia sido goleiro do Botafogo, Fluminense, Palmeiras (então Palestra Itália), América-RJ e seleção brasileira.
Ele aposentara-se dos campos, mas não deixou o futebol. Em 1948 ingressou na carreira de técnico quando começou a treinar o Olaria. A partir daí treinou outros diversos clubes e também seleções como: a seleção Paulista e Brasileira. Chegou ao Vitória já em 1979 após treinar o Cruzeiro nos dois anos anteriores. O rubro-negro foi seu primeiro clube baiano.
O Leão da Barra sentia a necessidade de contratar um treinador de renome. O clube havia conquistado o Baianão pela última vez em 1972, e em 1976 o Torneio José Américo Filho (Copa do Nordeste). Era de grande interesse do clube reconquistar o estadual, e tinha um elenco de peso para isso.
Elenco do Vitória em 1979 (Foto: acervo do ex-jogador Chico Lima) |
Mesmo o rival tendo conquistado as últimas seis edições, o Vitória chegou ao campeonato daquele ano com status de favorito. No elenco continha jogadores que passavam confiança para a torcida. Tais como: Gelson, Xaxa, Sena e Jorge Campos. Outros como: Zé Mário, Chico "Tsuname" Lima e Wilton também deixavam sua marca.
Jogadores: Xaxa, Joel Zanata, Zé Mário, Valter Silva, Wilton, Chico Lima, Silvado e Darci Menezes em treinamento na Toca do Leão (Foto: acervo do ex-jogador Chico Lima) |
Isto fez o time rubro-negro sagrar-se campeão do primeiro turno do Campeonato Baiano daquela temporada. O clube entrava em campo para balançar as redes. O favoritismo foi apontado após a conquista do segundo turno. A final do torneio aconteceu na Fonte Nova.
Jornal destaca elenco do Vitória como "equipe de alta qualidade" (Foto: acervo do jogador Chico Lima) |
Aquela era a 12° final de estadual entre Vitória e Bahia. O primeiro jogo aconteceu no dia 19/09 na Fonte Nova. Neste jogo Sena abriu o marcador, porém Botelho e Zé Augusto viraram o placar. Quatro dias depois houve a segunda partida que ficou empatada em 0 a 0. Bastava um empate para o Leão conquistar o Baiano. Fito chutou de fora da área e o goleiro Gelson deixou a bola escapar das mãos. O que resultou em mais um ano na fila.
Imagem da decisão do Baianão de 1979 (Foto: blog Futebol Bahiano) |
O técnico Aymoré Moreira deixou o Vitória no ano seguinte. Nascido em Miracema-RJ em 1912, ele faleceu em Salvador no dia 26 de Julho de 1998 aos 86 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário