Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

sábado, 18 de julho de 2015

1907... o primeiro BaVi?

(Acervo de Nelson Cadena)

 No início do século XX o Sport Club Victoria foi um dos pioneiros no futebol do estado. Isso abriu caminho para a criação de novos clubes. Dentre eles o Bahia Football Club, uma equipe pouco conhecida, que aparentemente não se fez presente nos primeiros Campeonatos Baianos, organizados pela Liga Bahiana de Desportos Terrestres.
 Acontece que justamente no ano em que o Vitória foi campeão do segundo quadro do Baianão, uma publicação do Jornal O Norte aponta que foi este o time que disputou o primeiro BaVi do estado. Seus jogos eram realizados no Campo de Nazaré, local utilizado para treinos por equipes do Victoria, São Salvador, Santos Dumont e o Bahiano (competidoras do Baianão de 1907), que costumavam disputar os 'matchs' no Campo da Pólvora.

 O tal time com o nome de Bahia tinha um plantel infantil, e em 7 de Fevereiro de 1907 os mesmos jogaram uma partida diante de um clube chamado Victoria Infantil. Não se sabe se este segundo tinha alguma ligação com o Leão da Barra. Da mesma forma, o Jornal O Norte fez o anúncio do que teria sido o primeiro BaVi do estado e do qual não se sabe o resultado.
Anúncio no jornal do suposto primeiro clássico BaVi (Acervo de Nelson Cadena)

 Há a possibilidade do Vitória ter jogado essa partida com integrantes da equipe reserva, que geralmente jogava o segundo quadro do Campeonato Baiano.

Um comentário: