Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Curiosidades ECV: Com triunfo sobre o Corinthians, Vitória quebrou dois tabus

Edílson Capetinha no último jogo em que o Vitória venceu o Corinthians. (Imagem: Vitor Camilo)

 No último domingo (22), o Vitória venceu o Corinthians por 3 a 2 de virada em jogo válido pela 2° rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo o Leão quebrou dois tabus, que já duravam mais de dez anos. Um deles, vencer o Corinthians e o outro vencer a equipe paulista em jogos do Brasileirão, pois em setembro completariam-se vinte anos de jejum.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sport Club Victória... pioneiro baiano em jogos internacionais

Um dos convites transcritos por Alvaro Tarquínio para um amistoso entre os dois combinados.

 Nascido a partir de um sentimento patriótico em 13 de maio de 1899, o Vitória por pouco não adotou o verde e amarelo como suas cores primárias. O Club de Cricket Victoria, ainda alvinegro, chegou a ser sondado como Club de Cricket Baiano ou Club de Cricket Brasileiro. Mas os jovens optaram por homenagear o Corredor da Victoria, bairro em que residiam. Dessa forma, criaria-se um clube que viria a ser pioneiro nos desportos da Bahia, dentre eles o futebol em 1901.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Curiosidades ECV: Dados de confrontos entre Vitória e Santa Cruz

Hugo x Rosinaldo em um confronto de 1988 que o Vitória venceu por 2 a 0. (Imagem: Vitor Camilo)

 Mais um Campeonato Brasileiro se aproxima e o Vitória terá como primeiro adversário a equipe do Santa Cruz. Na nova coluna do blog, "Curiosidades ECV", que está presente neste espaço ás terças, iremos conhecer melhor os dados dos confrontos entre as duas equipes, que desde o longínquo ano de 1936 se enfrentam, porém sendo somente em 1972 que os dois times rivalizaram numa competição nacional.

sábado, 7 de maio de 2016

Coutinho... O Gênio da Área

Coutinho em lance contra o São Cristovão-BA, partida em que marcou seu único gol pelo Vitória.

 Quando em 1968 o Vitória resolveu investir em nomes de peso, um dos craques que acabou vindo para o escrete rubro-negro foi ninguém menos que Coutinho, craque santista que nos anos anteriores fizera um trio de ataque fulminante junto de Pelé e Pepe. Além disso, o atleta, campeão mundial em 1962 viera como grande promessa, mas não vingou de tal forma. Outros nomes de peso que o clube contratou neste ano foram: Orlandinho, também do Santos e Canhoto, do Bangu.