Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sport Club Victória... pioneiro baiano em jogos internacionais

Um dos convites transcritos por Alvaro Tarquínio para um amistoso entre os dois combinados.

 Nascido a partir de um sentimento patriótico em 13 de maio de 1899, o Vitória por pouco não adotou o verde e amarelo como suas cores primárias. O Club de Cricket Victoria, ainda alvinegro, chegou a ser sondado como Club de Cricket Baiano ou Club de Cricket Brasileiro. Mas os jovens optaram por homenagear o Corredor da Victoria, bairro em que residiam. Dessa forma, criaria-se um clube que viria a ser pioneiro nos desportos da Bahia, dentre eles o futebol em 1901.
 O Vitória que fora criado pra enfrentar ingleses ainda no cricket, se estendeu ao futebol no início do século posterior. Foi desta forma que fez seu primeiro jogo no esporte britânico apresentado por Zuza Ferreira, jogando no Campo dos Mártires diante do Intercional-BA, um escrete preenchido por ingleses dos navios que atracavam nas docas. O Victoria ganhou a partida por 3 a 2 e os enfrentamentos contra estrangeiros não parariam por aí.
Zuza Ferreira trouxe o futebol a Bahia e ainda atuou pelo Vitória em amistosos.

 Já envergando o manto rubro-negro e sob a alcunha de Leão da Barra, em 07 de junho de 1903 o Vitória representando um combinado brasileiro enfrenta um combinado inglês e as duas equipes empatam em 1 a 1. 21 dias depois outros jogo entre os dois combinados viria a acontecer e o Vitória dessa vez venceria pelo placar de 3 a 0. Em 30 de agosto do mesmo ano o Vitória formaria um combinado com o Internacional e juntos venceriam um combinado norte-americano por 2 a 0, tendo também integrantes estrangeiros. Dali em diante só viria a jogar com um time de fora novamente no ano de 1936.

 Isso tudo se deve a figura de Alvaro Tarquínio, que ergueu o Victoria na primeira década do século XX, tendo organizado amistosos como esses combinados e a empreitada rubro-negra tanto no segundo quadro do Baiano de 1907 como a conquista do bicampeonato de 1908-09.

Ficha dos jogos:

7/6/1903: Combinado Brasileiro (Vitória) 0 x 0 Combinado Inglês
Local: Campo dos Mártires
Árbitro: R. Steel (Inglaterra)
Time do combinado brasileiro: Luiz Tarquínio Filho, Álvaro Tarquínio e Artur Morais; Pedro Ferreira, Alberto Martins Catharino e Z. Nova Monteiro., J. Nova Monteiro, Agenor Gordilho, José Ferreira Filho, Juvenal Tarquínio e Augusto Carvalho.

28/6/1903: Combinado Brasileiro (Vitória) 3 x 0 Combinado Inglês
Local: Campo dos Mártires
Árbitro: J. Teixeira (Brasil)
ime do combinado brasileiro: Luiz Tarquínio Filho, Álvaro Tarquínio e Artur Morais; Pedro Ferreira, Alberto Martins Catharino e Z. Nova Monteiro., J. Nova Monteiro, Agenor Gordilho, José Ferreira Filho, Juvenal Tarquínio e Euclides Almeida.
Gols: Juvenal Tarquínio (2)

30/8/1903: Combinado Victoria/Internacional 2 x 0 Combinado Norte-americano
Local: Campo dos Mártires
Árbitro: R. Steel (Inglaterra)
Combinado Brasileiro: Orr, Artur Morais e Terry Morrel; Alberto Martins Catharino, Douglas McNair e Rob McNair; Euclides Almeida, Juvenal Tarquínio, Álvaro Tarquínio, Tomlenson e Arnaldo Moreira.
Gols: Álvaro Tarquínio e Artur Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário