Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

sábado, 7 de maio de 2016

Coutinho... O Gênio da Área

Coutinho em lance contra o São Cristovão-BA, partida em que marcou seu único gol pelo Vitória.

 Quando em 1968 o Vitória resolveu investir em nomes de peso, um dos craques que acabou vindo para o escrete rubro-negro foi ninguém menos que Coutinho, craque santista que nos anos anteriores fizera um trio de ataque fulminante junto de Pelé e Pepe. Além disso, o atleta, campeão mundial em 1962 viera como grande promessa, mas não vingou de tal forma. Outros nomes de peso que o clube contratou neste ano foram: Orlandinho, também do Santos e Canhoto, do Bangu.
 Nascido na cidade de Piracicaba-SP em 11 de junho de 1943, Antônio Wilson Vieira Honório marcou seu primeiro gol no futebol em 1956, no Estádio Roberto Gomes Pedrosa, em sua cidade natal. Jogava desde a adolescência no XV de Piracicaba. Foi levado pelo olheiro Luis Alonso, o Lula, ao Santos e de lá despontou no esporte bretão jogando junto do Rei Pelé, de Pepe, Pagão, dentre outros.

 Foi após conquistar muito prestígio e renome no cenário futebolístico brasileiro que Coutinho veio parar no Esporte Clube Vitória, equipe que fora seu segundo time profissional. A contratação ousada por parte do time baiano não rendera bons frutos, pois o "Pé de Vidro" já estava em pé-de-braque desde 1966 quando começara a conviver com problemas físicos, o que encurtou a sua carreira.

 Nesse estado, estreou pelo Vitória no dia 01 de maio de 1968, jogo contra o São Cristovão-BA, válido pelo Campeonato Baiano. Com gol do próprio Coutinho, de Tinho e Édson o Leão goleou o adversário por 3 a 0, mas este seria seu único tento com a camisa rubro-negra, nos doze jogos disputados.

 Nessa época o Vitória treinava no campo da Marinha e lá podia-se ver Coutinho não demonstrando o mesmo futebol de outrora. Foi devido a essas limitações que o treinador Otonei Veloso o afastou para que pudesse perder oito quilos. No final das contas, a promessa de um ataque infante pro Leão acabou indo por água abaixo e o jogador foi transferido para a Portuguesa em 1969. Se aposentaria aos 30 anos pelo Saad em 1973.

 Hoje em dia ele mora em Santos-SP e anos atrás chegou a treinar garotos nas escolinhas do Santos e também trabalhando para a Prefeitura de São Paulo.

3 comentários:

  1. ANTÔNIO WILSON VIEIRA HONÓRIO, MAIS CONHECIDO COMO COUTINHO FOI O TERCEIRO MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DO SANTOS FC MARCANDO 368 GOLS EM 457 JOGOS. EM 1968, FRANCISCO BERENGUER, À ÉPOCA, PRESIDENTE DO EC VITÓRIA CONTRATOU 22 JOGADORES. DENTRE ELES O COUTINHO, GRANDE PARCEIRO DO PELÉ. LAMENTAVELMENTE, SUA PASSAGEM PELO RUBRO-NEGRO BAIANO FOI MUITO DISCRETA. PARA REGISTRO, ASSINALOU SOMENTE UM GOL DE PENÁLTI, CONTRA O GOLEIRO MAMOEIRO DO EXTINTO TIME DO SÃO CRISTÓVÃO DA BAHIA. EM 1968, EU MORAVA EM PERIPERI, E FUI VER COUTINHO QUE IRIA TREINAR NO CAMPO DO EC PERIPERI. MAS, ELE NEM SEQUER PODE TREINAR COM BOLA. TRISTE PASSAGEM. UMA INFELIZ CONTRATAÇÃO. FOI UMA PENA!

    ResponderExcluir
  2. Coutinho esteve em Antas, num amistoso, com a seleção local naquela época 1968na verdade foram dois amistosos seguidos, e ele jogou eu com 11 anos lembro muito bem ele estava acima do peso.

    ResponderExcluir