Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

domingo, 30 de julho de 2017

Vitória x Cruzeiro e a Seletiva pra Liberta de 99

Vitória e Cruzeiro no prélio que definiu o finalista da Seletiva. (Foto: reprodução do Youtube)
 Por pouca vezes o Esporte Clube Vitória não chegou a principal competição das Américas, a Copa Libertadores. Em 1993 o Leão não se classificou, pois na época ganhava vaga para o certame somente o campeão brasileira e da Copa do Brasil. Em 2010, sem a conquista do título da Copa do Brasil, o time ficou novamente no quase e em 2013, o clube fez sua melhor campanha na era dos pontos corridos (ficou em 5°), mas não foi suficiente para chegar ao sonhado G4, com o qual conviveu com a possibilidade até a última rodada. Por sua vez, em 1999 o rubro-negro fez mais uma de suas belas campanhas na Série A do Brasileirão, obtendo a terceira colocação, porém teve a chence de disputar a vaga num torneio seletivo com clubes que outrora já haviam sido desclassificados da competição.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

1934... o BaVi que terminou em suicídio


 O clássicos BaVi, conhecido pela sua forma fulminante de disputa, já fez vítimas entre os torcedores, seja matando-os (literalmente) do coração ou por via da violência entre as torcidas. É de senso comum imaginar que mortes podem preceder ou suceder um clássico hoje em dia, porém não é de se imaginar que uma partida já acometeu a morte de um jogador. Em 1934, um atleta tricolor acabou se suicidando após um clássico e a notícia repercutiu no país como um fato inédito para o futebol.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Gringo... o artilheiro sergipano



 Os anos 40 pode parecer para a torcida do Vitória uma década oculta, em relação a conquistas de torneios. Porém, foi nesta época em que o clube tinha entre suas maiores conquistas o antigo Torneio Início do Campeonato Baiano. Porém, foi entre esses anos que figuraram grandes nomes na artilharia do clube, atletas que em campo eram verdadeiros matadores como Siri e Juvenal, estes mais aclamados pela torcida. Porém, outro que se destacou com a camisa rubro-negra foi o atacante Gringo, sergipano que teve 29 gols em 29 jogos pelo Leão e que se envolveu num imenso imbróglio para ir jogar no Flamengo.