Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

domingo, 14 de junho de 2015

Detinho... o pequeno-grande goleiro



 Diversos goleiros marcaram época no Esporte Clube Vitória. No início da década de 1960, Zé Carlos, Ouri e Wilson Góes foi quem tiveram vez na vaga de titular. Em meio a estes, surgiu Detinho, um que diferentemente dos demais possuía uma estatura baixa para sua posição, mas executava seu trabalho de forma bem satisfatória para a torcida. Tal fato é comprovado, por hoje ele ser figurado como um dos maiores jogadores do clube na posição.

 Diodete Pereira Coelho nasceu na cidade de Jequié-BA no ano de 1946. Para poder atuar no futebol do Comercial (time amador), de Vitória da Conquista, teve de forjar uma falsa identidade na qual constava que o mesmo havia nascido em 12 de junho de 1941. Isso o fez estrear mais cedo entre os profissionais. 

 Mal não lhe fizera. Logo adquiriu uma vasta experiência no esporte bretão e no ano de 1962 foi contratado pelo Ypiranga. No ano seguinte já estava no rubro-negro, mas regressou para o aurinegro em seguida. Em 1966 chegara ao Vitória destinado a virar ídolo. O time havia conquistado o Baianão nos dois anos anteriores. Desta vez ficou no quase. O Leônico levou o título com dois triunfos contra um.
Detinho em treino pelo Vitória, 1963.

 Nos anos da década que se seguiram, o Leão da Barra não chegou a final do Campeonato Baiano. Mas Detinho não deixou de ser figura fundamental no elenco. Em 1968 fez parte do chamado "Timão", que continha além do próprio: Romenil, Coutinho, Teixeira, Tinho, Canhoto e Kléber Carioca. Porém, neste ano quem foi considerado o "craque do ano" foi o outro goleiro da equipe, Betinho, que compôs a seleção dos melhores da Bahia.

 Da mesma forma, Detinho com seu sóbrio futebol e suas defesas seguras conquistou a torcida. No ano de 1970 despediu-se do Vitória para seguir sua carreira no Santa Cruz. Os torcedores rubro-negros foram até o aeroporto com o propósito de evitar seu embarque. Em meio a isso, o então presidente Albino de Castro quase foi agredido.
 Detinho encerrou sua carreira em 1979 no Tiradentes-PI. Faleceu no dia 12 de Setembro de 2001. Mas foi eternizado no "Time dos Sonhos" do Vitória, feito pelo Jornal Correio.
Numa votação, Detinho foi eleito o maior goleiro do Vitória de todos os tempos. (Créditos: Correio*)

Um comentário:

  1. EU JOSÉ NEY MARINHO QUERO DEDICAR ALGUMAS LINHAS AO ARQUEIRO DETINHO, ORIUNDO DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DE JEQUIÉ (BA), UM GOLEIRO "ELÁSTICO". CABE REGISTRAR QUE, EM 1967, EM PERIPERI (BA), SUBÚRBIO DA CIDADE DE SALVADOR, ASSISTI A UM JOGO AMISTOSO ENTRE O FAMOSO LEÃO DA BARRA 1 X E EC PERIPERI. O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI UM GOLEIRO, DE BAIXA ESTATURA PARA A POSIÇÃO, PORÉM DOTADO DE GRANDE POSICIONAMENTO E EXECUTOR DE DEFESAS MONUMENTAIS. NÃO POR ACASO QUE DURANTE MUITOS ANOS A DEFESA DO VITÓRIA(BA) FOI CONSIDERADA A MENOS VAZADA. POR MUITOS ANOS, DETINHO FOI CONSIDERADO O MELHOR GOLEIRO DA BAHIA. DEUS O GUARDE EM BOM LUGAR, GRANDE DETINHO!

    ResponderExcluir