Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

domingo, 27 de setembro de 2015

Mantos da História: as camisas de goleiro do ano de 2009


 Na última quarta-feira (23) foi lançado na página da Torcida Vitória Candango o "Desafio das Camisas do Vitória". O manto que foi postado, foi utilizado pelo Vitória no ano de 2009, quando a empresa Champs começou a patrocinar o clube. Hoje será mostrado, jogos importantes em que a camiseta foi usada e também fatos curiosos com esse material esportivo.

 As camisas estrearam no dia 18 de janeiro de 2009. Na ocasião, foram usadas as camisas secundárias e o Atlético de Alagoinhas foi abatido por 3 a 0. O padrão 1 de jogo estreou três dias depois contra o Colo-Colo de Ilhéus e veio mais um triunfo, por 2 a 0 dessa vez. O jogo que fecharia o primeiro mês com a camisa foi um 7 a 0 pra cima do Poções. A invencibilidade do novo uniforme se acabou apenas no BaVi que resultou em 2 a 0 para o rival.
Viáfara, de costas, utilizando a camisa cinza no segundo BaVi daquele ano, que ficou empatado em 0 a 0. (Créditos: VídeoPlay Esporte)
 O Vitória veio a sagrar-se campeão baiano com o goleiro Gléguer utilizando a camisa preta, embora o mesmo tenha tirado a foto para a equipe com a camisa cinza. Em seguida o Leão da Barra estreou no Campeonato Brasileiro do corrente ano e contou com Viáfara novamente como guarda-redes. O resultado, um 2 a 0 pra cima do Atlético-PR  jogando fora de casa.
Viáfara agarra a pelota durante a partida, atrás está Rafael Moura. (Foto: Albari Rosa)
  A camisa foi usada no Brasileirão - competição na qual o Vitória obteve a 13° colocação naquele ano -, porém o rubro-negro não utilizou-a nos jogos da Sul-Americana contra Coritiba e River-URU. Couto Pereira. Apenas em sua prévia, quando os goleiros Viáfara (lesionado) e Gléguer treinavam para o jogo decisivo contra a equipe sulista.
Viáfara, que se recupera de lesão, não joga e Gléguer terá a missão de fechar o gol rubro-negro - Foto: Eduardo Martins/Agência A TARDE
Viáfara e Gleguér em um dos treinamentos que antecederam o jogo contra o Coxa. (Foto: Eduardo Martins/ A Tarde)
 Também usando este manto o Vitória conseguiu um feito pela base no ano de 2009. A conquista de dois títulos internacionais no sub-19. Um foi o Torneio de Freiburg, no qual o rubro-negro bateu o Borussia Dortmund nos pênaltis por 5 a 4. Outro foi o Torneio Oberndorf. Nesse, o Vitória venceu o Barcelona por 1 a 0 e levantou a taça ao derrotar o Freiburg por 5 a 4 nas penalidades.
O goleiro Thiago Régis, na época com 18 anos está na foto vestindo a camisa. (Créditos: ecvitorianoticias.com)
Curiosidade:
 Na partida contra o Atlético-PR, na qual Viáfara usou a camisa cinza, o arqueiro teve de usar um meião do Vasco da Gama - clube que era patrocinado também pela Champs -. Acontece que a empresa de material esportivo enviou para o Leão os meiões do clube cruzmaltino. Os mesmos foram utilizados nos treinamentos e Viáfara acabou usando-os na primeira partida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Agência/Futura Press
Julian Viáfara acabou usando os meiões do Vasco numa partida contra o Atlético-PR.
Outras fotos com a camisa:
9
Gleguér pelo Vitória utilizando a camisa. (Créditos:  EC Vitória Timão)
Foto: Gléguer Zorzim
Gleguér defendeu o Vitória em 2008 e 2009. Era reserva de Viáfara, mas defendeu a meta rubro-negra em muitas oportunidades. (Créditos: ecvitorianoticias.com)
Foto: Thiago Régis Miranda Prado
O goleiro Thiago Régis oriundo das divisões de base do Vitória. (Créditos: ecvitorianoticias.com)

Um comentário:

  1. onde eu compro essas camisas, sera que ainda eu acho tanto essa quanto as dos anos 2000 e 2006

    ResponderExcluir