Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Mantos da História: a camisa do bicampeonato de 1989/90


 As camisas postadas na última quarta-feira (02) na página da Torcida Vitória Candango remetem a cerca de quatro anos da história do clube. Uma delas entrou em vigor em 1988 e figurou em 1989 com a conquista do Campeonato Baiano. A outra começou a ser utilizada em 1990 e também se notabilizou pela conquista de um baianão, vigorando até 1991.
 A camiseta com o patrocínio da Econômico já havia sido usada no Brasileirão de 1988. Craques como Edvaldo PT, Ben Hur, Luciano e Bigu vestiram o manto no ano em que o treinador Valmir Louruz assumiu o comando da equipe.
Na foto da esquerda está Edvaldo PT em jogo contra o Fluminense. Na imagem da direita está Bigu Chagas numa partida contra o Vasco. (Acervo de Galdino Silva)
 Mesmo sendo usada no ano anterior ao título estadual, a camisa se notabilizou pela conquista da competição. O time que chegou a ser treinador por André Catimba em mais de 15 oportunidades, voltou a postar-se como campeão do torneio que não vencia desde 1985. O Vitória iniciou no Baianão com um triunfo sobre o Leônico por 2 a 0 com gols de André Carpes e Rosinaldo. Em seguida, atletas como Hugo, Jairo, Ronaldo Silva, Alberto e o nigeriano Benjy também marcaram vestindo a camiseta, o que contribuiu para a conquista da taça.
Time do Vitória campeão baiano no ano de 1989. (Créditos: ecveternamente.blogspot.com)
 Foi também com a camisa que continha o patrocínio da Econômico que o Vitória participou da 1° edição da Copa do Brasil. Na fase inicial o rubro-negro passou pelo Avaí vencendo por 2 a 0 na Bahia com gols de Hugo e Jairo e perdendo em Santa Catarina por 1 a 0. Na fase seguinte enfrentou a equipe do Vasco, com a qual não saiu do 0 a 0 em terras baianas, mas derrotou-a por 2 a 1 fora de casa com um gol de Hugo e outro de Marquinhos. A eliminação viria apenas para o Sport.
O Vitória eliminou o Vasco da Gama em pleno São Januário pelo placar de 2 a 1.
 Já a camiseta usada na conquista do Campeonato Baiano de 1990 teve o patrocínio da Coca-Cola. Os nomes que figuraram na conquista do bicampeonato foram: Hugo, Missinho e Roberto Gaúcho. Naquele ano, o Vitória venceu o Bahia em três ocasiões da competição. Passou também pelo Galícia, Leônico, Fluminense de Feira, e outras equipes. E foi em cima do time de Feira de Santana que o clube sagrou-se bicampeão baiano. Na Fonte Nova eram decorridos 70 minutos de jogo, quando faltou luz. Após muita confusão, os atletas do tricolor não quiseram esperar e deixaram o estádio. Com o empate em 0 a 0 a taça novamente foi para as mãos do decano.
Time do Vitória campeão baiano de 1990. (Créditos: ecveternamente.blogspot.com)
 O Vitória ganhou reforços para o Campeonato Brasileiro daquele ano. Dentre eles, Lino, Luís Carlos, Paulo Robson, além de outros atletas. O rubro-negro estreou no Brasileirão empatando duas vezes seguidas com equipes paulistanas em 0 a 0 (Portuguesa e Corinthians). O primeiro triunfo foi diante do Bahia por 1 a  0. O time fez outras diversas partidas e acabou deixando o certame nacional em novembro após uma derrota para o Cruzeiro por 2 a 1. Assim, terminou em 17° na colocação geral e chegou a ser ameaçado de rebaixamento, pois a CBF tirou cinco pontos do Leão da Barra por ter escalado Nardela de forma irregular num jogo contra o Fluminense. O STJD por sua vez, admitiu uma falha técnica e devolveu os cinco pontos.
Roberto Gaúcho pelo Vitória em 1990.
 A camisa com o patrocínio da Coca-Cola continuou a ser usada no ano seguinte, no Campeonato Brasileiro. Um dos jogos notórios com a camisa em 1991 foi o 1 a 0 em cima do Bahia com gol marcado por Júnior.
André Carpes deu passe para o gol de Júnior no BaVi do Brasileirão de 1991. (Acervo de Galdino Silva)
Outras imagens com as camisas:
O lateral-esquerdo Luciano por volta de 1988. (Acervo de Galdino Silva)
Primeiro BaVi do ano de 1989. O Vitória venceu por 2 a 1 com gols de Benjy e Marquinhos. (Acervo de Galdino Silva)

Jairo pelo Vitória em 1990. (Acervo de Galdino Silva)
Ademaron, zagueiro do Vitória em 1991. (Acervo de Galdino Silva)

2 comentários:

  1. Boa noite, gostaria de saber se existe vídeo da partida em que o Vitoria venceu o Bahia por 2 x 1 no Primeiro BaVi do ano de 1989?

    ResponderExcluir
  2. Olá torcedores do Vitória....alguém tem foto do ex-jogador NARDELA no Vitória, 1990?
    podem enviar para mim? guilherme.fdearruda@gmail.com Obrigado

    ResponderExcluir