Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

segunda-feira, 21 de março de 2016

1957... quando os atletas do Vitória representaram a Seleção Brasileira

(Acervo de Galdino Silva)
 Pela Taça Bernardo O'Higgins, parte do elenco do Esporte Clube Vitória representou a Seleção Brasileira em confronto contra o Chile. Pra ocasião, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) indicou a Seleção Baiana pra representá-la no torneio amistoso, no qual constaria dois jogos em solo chileno. As duas partidas foram disputadas na capital Santiago, e diferente da primeira edição - de dois anos antes - quem venceu foi o time da casa.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Jogos memoráveis dos dias 18 e 19 de março

1967 (19) - Com dois gols de Didico e um de Edmundo, o Vitória venceu um BaVi por 3 a 2.
Didico, o diabo loiro, fez dois no clássico.

terça-feira, 15 de março de 2016

O dia em que Vitória e Fluminense formaram um só time

Da esq. pra dir. em pé: Andrada, Carlos Alberto Torres, Pintinho, Joãozinho, Altivo e Rodrigues Neto; agachados da esq. pra dir: Osni, Rivelino, PC Caju, Fischer, Dirceuzinho e o massagista Gaguinho.

 Presidido por Alexi Portela, no ano de 1976, o Vitória possuía em seu elenco dois atletas provindos do futebol carioca. Tratava-se dos portenhos Rodolfo Fischer e Edgardo Andrada. O primeiro era atacante, estirpe de matador e havia chegado do Botafogo pra trazer experiência ao time. O técnico Tim também apostou na vinda do goleiro, ex-Vasco da Gama, que havia sofrido anos antes o milésimo gol de Pelé. Além deles, Osni, atacante que já possuía anos figurando na titularidade da equipe rubro-negra, havia jogado no Madureira e Olaria.

terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres do E.C. Vitória: As torcedoras

 Ontem (07) foi postado no blog uma homenagem a uma das figuras femininas que mais obteve influência dentro do Esporte Clube Vitória, dona Isaura Maria, que acumulou serviços prestados ao clube desde os anos 60. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, vem a tona outras mulheres que fizeram e fazem parte do Leão da Barra, seja alentando o clube ou tendo participação dentro do próprio time.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Mulheres do E.C. Vitória: Isaura Maria


Isaura no livro "Vitória: uma história de amor e paixão" com a camisa da campanha Meu Sangue É Rubro-Negro. (Acervo de Aurelino Resedá)
 Não só de homens foi constituída a história do Esporte Clube Vitória ao longo dos três séculos os quais o clube está vigente. A partir de 1960 o time contou com as qualidades de Isaura Maria, que ainda na flor da idade começou a prestar serviços em prol do Vitória. Em pelo menos mais de duas décadas, Isaura chegou a auxiliar o clube de diversas formas, empregando numerosas funções.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Seleção do Vitória de todos os tempos



 Há um ano e um mês atrás era fundado neste espaço o blog Memórias do E.C. Vitória. Para celebrar os mais de 364 dias no ar foi feita desde o mês de janeiro, uma votação com historiadores do futebol baiano e torcedores de longa-data do rubro-negro para definir qual seria a seleção do Vitória de todos os tempos. O nosso selecionado vermelho e preto foi definido pelos seguintes nomes: Aurelino Resedá, Dilson Filho, Fernando Tavares, Jorge Tadeu Lauro, Luciano Santos, Nivaldo Carvalho, Orlando Marcelo, Paulo Leandro e Ubiratan Brito. O time está formado no 4-3-3, e reúne atletas das décadas de 60, 70, 80 e 90. Foram postos em votação jogadores que atuaram desde os anos 30 até os anos 2000, portanto segue abaixo nome por nome a formação final da Seleção do Vitória de todos os tempos: