Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Seleção do Vitória de todos os tempos



 Há um ano e um mês atrás era fundado neste espaço o blog Memórias do E.C. Vitória. Para celebrar os mais de 364 dias no ar foi feita desde o mês de janeiro, uma votação com historiadores do futebol baiano e torcedores de longa-data do rubro-negro para definir qual seria a seleção do Vitória de todos os tempos. O nosso selecionado vermelho e preto foi definido pelos seguintes nomes: Aurelino Resedá, Dilson Filho, Fernando Tavares, Jorge Tadeu Lauro, Luciano Santos, Nivaldo Carvalho, Orlando Marcelo, Paulo Leandro e Ubiratan Brito. O time está formado no 4-3-3, e reúne atletas das décadas de 60, 70, 80 e 90. Foram postos em votação jogadores que atuaram desde os anos 30 até os anos 2000, portanto segue abaixo nome por nome a formação final da Seleção do Vitória de todos os tempos:

Goleiro - Dida: Arqueiro revelado pelo Vitória, Dida foi um dos principais nomes do clube no Campeonato Brasileiro de 1993, onde o time formado por jovens atletas - assim como ele o era - atingiu o feito de chegar a final da competição. O goleiro Dida se notabilizou por suas gloriosas defesas, desde os primeiros jogos até a final contra o Palmeiras.
Figurinha de Dida no álbum do Brasileirão de 1993.
Outros nomes votados: Nadinho (50's), Detinho (60's), Agnaldo Moreira (70's) e Gélson (70's)

Laterais - Rodrigo e Esquerdinha: Outro desportista que se notabilizou com a campanha de 1993 foi o lateral Rodrigo, que fez dupla naquele ano com Renato Martins. Rodrigo então com 27 anos era um dos atletas mais experientes da equipe que exibia jovialidade. Esquerdinha por sua vez figurou no clube na mesma década, porém, por volta de 1996 e 1997. Apesar do ala não vigorar no time por longos anos, o tempo em que jogou foi o suficiente para cair nas graças da torcida.
Figurinha de Rodrigo no álbum do Brasileirão de 1993.
Esquerdinha, em 1996.
Outros nomes votados: Valvir (50's), Jorge Valença (70's) e França (70's)

Zagueiros - Válter e Romenil: Válter foi um importante defensor do Vitória na década de 70. Permaneceu por longos anos no clube. Campeão baiano em 1972, ele participou da boa campanha no Campeonato Brasileiro de 1974 e deixou o clube após o ano de 1976. Entre essas temporadas, ele assistiu as repentinas mudanças de escretes e com vigor defendeu o manto rubro-negro.; Por outro lado, anos antes quem era o responsável por segurar o Vitória no campo de defesa era o zagueiro Romenil, irmão de Carlinhos Gonçalves, o zagueiro ficou marcado na história do clube após diversas façanhas na zaga ao lado de atletas como Nelinho e Tinho. Romenil foi bi-campeão baiano pelo Vitória (1964/65) quando o clube foi boicotado pela imprensa.
Válter em 1973.
Romenil por volta de 1964.
Outros nomes votados: Nelinho (50's, 60's e 70's), Tinho (60's), Joãozinho (70's) e Agnaldo Liz (90's)

Meias - Bigu, Petkovic e Mário Sérgio: O meia Bigu, após ser revelado pelo Flamengo na primeira metade dos anos 80, veio pro Vitória por volta de 1985, aonde ficaria até o restante da década. Demonstrando bastante raça em campo, ganhou o torcedor e ficou marcado na história do clube. Petkovic por sua vez antes de brilhou com a camisa rubro-negra a partir de 1997, vindo do Real Madrid, permaneceu no clube até 1999. Já Mário Sérgio, assim como Bigu veio do Flamengo. Ascendeu rapidamente no Vitória formando um fabuloso trio com Osni e André Catimba nos anos 70.
Bigu em 1987.
Petkovic em 1998.
Mário Sérgio em 1973.
Outros nomes votados: Arturzinho (90's), Vampeta (90's), Preto Casagrande (90's) e Ramon Menezes (90's e 2000's)

Atacantes - Ricky, André Catimba e Osni: Ricky despontou pelo Vitória a partir de 1984 sendo artilheiro do Baianão. Repetiu o feito em 1985 quando o Vitória foi campeão estadual. André Catimba que por sua vez jogara em clubes baianos ganhou fama no Vitória em 1972, sendo considerado por muitos o maior ídolo da história do clube. Osni jogou ao lado de André na década de 70 e chegou até a conquistar por duas vezes a Bola de Prata da Revista Placar.
Ricky entre 1984 e 1985.
André Catimba, provavelmente em 1975.
Osni em 1973.

Outros nomes: Quarentinha (50's), Juvenal (50's), Alex Alves (90's), Bebeto (90's) e Aristizábal (2000's)

Treinador - Aymoré Moreira: Aymoré Moreira, treinou o Vitória pela primeira vez por volta de 1979, 17 anos depois de ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira. Embora esse tenha sido sua passagem mais sucedida com técnico do rubro-negro, ele ainda chegou a comandar a equipe no ano de 1984 e no ano de 1986.


Formação da Seleção do Vitória de todo os tempos:
Dida; Rodrigo, Válter, Romenil e Esquerdinha; Petkovic, Bigu e Mário Sérgio; Osni, Ricky e André Catimba

8 comentários:

  1. Achei uma boa pesquisa. Mas acho que a mesma está muito restrita às décadas pós 60. Seria interessante buscar mais personagens mais antigoa que constituíram o Vitória antes do período citado. Contudo, concordo com a seleção escolhida. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi feita uma votação. E estiveram presentes figuras pré-60's como o De Vecchi, Quarentinha, Juvenal...

      Excluir
  2. Andrada,Apodi,Joãozinho,Agnaldo e França; Bigu,Sena e Mário Sérgio; Bebeto, André e Petkovic êsse seria o meu time de ídolos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  3. Sou o único que acha que Mancini deveria estar aí nessa lista?

    ResponderExcluir
  4. O volante q chegou em 72 primordial pela conquista do titulo se n foi o melhor foi um dos melhores volantes q passou pelo vitoria
    FERNANDO SILVA

    ResponderExcluir
  5. Gelson, Jonatas bocão,Xaxa touché, Baraka, Jeferson, Xuxa, Ancelmo Ramon, viçosa

    ResponderExcluir