Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os amistosos de fim de ano do Vitória em 1983


 Após terminar a temporada de 1983, o saldo do Vitória foi: uma rápida participação na Taça de Prata do Brasileirão obtendo dois triunfos e três derrotas, e também o vice-campeonato na fase final do Baianão. A competição estadual terminou em outubro e nos meses que se seguiram, o Vitória jogou partidas amistosas para fechar o ano.

 O primeiro amistoso foi no mês de Novembro. Mais precisamente no dia 13. Um jogo dominical onde o Vitória saiu vencedor de goleada. O rubro-negro recebeu uma boa recepção na cidade de São Francisco do Conde. Teve até fanfarra para a chegada dos atletas. Na partida, o Leão da Barra goleou por 5 a 0 o selecionado interiorano. Foram dois tentos marcados por Ademir Patrício, um por Valmar, um por Claudinho e outro por Tourinho. 
O goleiro Bagatini na recepção do clube em São Francisco do Conde. Teve até fanfarra. A imprensa por sua vez, não viu a série de amistosos com bons olhos. (Acervo de Bagatini)
Bagatini deitado no corredor do ônibus do clube. (Acervo de Bagatini)

 O clube continuou com os amistosos. Contra a Seleção de Conceição do Jacuípe, venceu por 1 a 0 com gol de Ademir Patrício. O 1 a 0 se repetiu, mas o adversário da vez foi a Seleção de Serrinha e o gol foi de Anílton. Contra o selecionado de Bom Jesus da Lapa, outra goleada por 5 a 0. Dois gols de Valmar, um de Esquerdinha, um de Sabino e um de Escurinho. Logo vieram dois jogos sem gols seguidos, contra  a Seleção de Nazaré e de Vera Cruz. No empate em 1 a 1 com o Fluminense de Feira, que marcou foi Nilson Nazaré. E pra terminar os jogos na Boa Terra, outro 0  a 0 com o Touro do Sertão.
Os atletas da base também tiveram vez nas partidas realizadas. (Acervo de Bagatini)
  O amistoso final do Vitória no ano de 1983 aconteceria no estado de Pernambuco. O decano viajou pra cidade de Petrolândia, onde enfrentou um time semi-amador da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), chamado Azimute. O rubro-negro começou ganhando a partida, mas acabou tomando a virada do time pernambucano e perdeu o confronto por 2 a 1.
Documento que o Vitória enviou a CHESF/Azimute sobre o referido jogo. (Acervo de Ubiratan Brito)
As equipes do Vitória e do Azimute juntas num campo da cidade de Petrolândia-PE. Na foto podemos ver ex-atletas de renome como Bagatini, Valmar, Carlinhos Procópio, Esquerdinha, Amadeu e Ademir Patrício. (Acervo de Ubiratan Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário