Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Um título mirim do Vitória em 1972

Escrete do Vitória que se sagrou Campeão Brasileiro de Dentes de Leite em 1972. (Acervo de Galdino Silva)

 No ano de 1972 a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) criou o Campeonato Brasileiro de Dentes de Leite. O torneio foi feito com o intuito de estimular a competição entre as categorias de base dos clubes do país. No triangular final, o Vitória teve pela frente o Flamengo e o Santos e acabou sendo o campeão.

 A taça ganhou o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que até então havia conquistado três copas pela seleção e defendia Alvinegro Praiano no time profissional. Para o certame nacional, o Vitória contou em seu elenco com: Arizio, Careca, Roca, Celi, Argemiro, Gustinho, Valquírio, Badinho, Dau, Zé Júlio, Marquinho, Nilo, Luiz, Nelinho, Chico, Esparrela e Zé da Gaita. 
No triangular final, o Vitória levou a melhor sob as equipes do Flamengo e do Santos e ficou com o posto de campeão. (Créditos: Página Ímpar)
 Um dos grandes destaques do Leãozinho na competição foi Zé Júlio. O mesmo fez o gol do título contra o Santos, 1 a 0, e anos mais tarde viria a jogar pelo time profissional do rubro-negro. Outro atleta mirim que chegaria ao futebol profissional foi Queirós. Mas naquela tarde - prévia de Vitória 1 x 0 Santos - foi o capitão Careca quem levantou a taça, entregue pelo Rei Pelé.
Cercado de garotos, Pelé entregou a Taça Edson Arantes do Nascimento para o capitão Careca. (Créditos: Página Ímpar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário