Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mantos da História: as camisas das campanhas de 92 e 93

Camisa de 1993 e 1992. As duas tem golas diferentes. A tonalidade das cores também se distinguem nas duas camisetas. (Créditos: Torcida Vitória Candango)
 O último "Desafios das Camisas" postado pela Torcida Vitória Candango corresponde a duas camisas que tiveram imensa importância e ficaram cravadas na história do Esporte Clube Vitória. As duas seguiram o mesmo o modelo, mas se diferenciam em alguns pontos. São elas, as camisetas de 1992 e 1993.

 O manto usado em 1992, lançado pela CCS, trouxe as cores vermelha e preta na vertical, porém, na forma de um eletrocardiograma. Foi com ela que o Vitória viria a alcançar dois feitos naquele ano. O primeiro deles foi o acesso para a Série A. O time disputava a segunda divisão e após passar pelos América-MG, Santa Cruz e Remo, o Leão chegou a final diante do Paraná. Na primeira partida da decisão decaiu por 2 a 1 fora de casa, com Alex Alves marcando o único gol rubro-negro. Na volta na Fonte Nova, outra derrota por 1 a 0. O clube ficou com o vice-campeonato mas teve seu acesso para a Série A garantido.
Time do Vitória que disputou a final em 1992. Na fotografia podemos ver os relembráveis André Carpes, Vampeta, Borges, Arturzinho, Dourado e Agnaldo Liz. (Créditos: ecveternamente.com)
 O decano não deixou o ano de 1992 de mãos abanando. Estreou no Baianão daquele ano com um empate em 2 a 2 com o Galícia - dois gols de Arturzinho -. Aplicou goleadas sobre o Leônico, Jacuipense, Itabuna e Atlético de Alagoinhas. A decisão foi contra o Bahia em 13 de dezembro de 1992. Zé Roberto, Arturzinho e Dão balançaram as redes do rival no empate em 3 a 3, que deu o título ao Leão da Barra.
Elenco do Vitória campeão baiano em 1992. Destaques do rubro-negro na final: Vampeta (4° em pé), Zé Roberto (2° agachado) e Arturzinho (3° agachado). (Créditos: ecveternamente.com)

 Já em 1993, o Vitória viria a ser uma surpresa para os clubes mais afortunados. Em sua volta a Série A o Leão desbancou o Goiás por 3 a 0 no primeiro jogo (dois gols de Pichetti e um de Paulo Isidoro) e logo viria a ser apelidado de "Brinquedo Assassino". Formado por um time jovem, o Brinquedo Assassino vingou. As cobranças de falta de Roberto Cavalo, a habilidade de Alex Alves, os gols de Pichetti somados a eficiência João Marcelo, Dida, Paulo Isidoro e cia. limitada chegou longe. Deixou pra trás as equipes do Flamengo (1 a 0 e 1 a 1), Corinthians (2 a 1 e 2 a 2) e Santos (3 a 3 e 2 a 2).
Roberto Cavalo comemora seu gol de falta diante do Corinthians no Morumbi.

 Desta forma chegou a sua primeira, e única, final na Série A do Brasileirão. A decisão foi diante do estrelado Palmeiras  que continha Evair, Edmundo (seu salário correspondia a folha salarial do Vitória), César Sampaio, Gil Baiano, Roberto Carlos, Sorato e Edílson Capetinha. O baiano Edílson marcou no jogo de ida realizado na Fonte Nova. 1 a 0 para o alviverde e Pichetti de fora do jogo de volta, acusado de ter cavado pênalti pelo árbitro Renato Marsiglia. No juízo final, marcaram em solo paulistano Evair e Edmundo e o Palmeiras sagrou-se campeão. O título não veio, mas a boa campanha ficou na memória da torcida rubro-negra.
Pichetti x Amaral no primeiro jogo da final de 1993.
Outras fotos:
Zé Roberto num BaVi pelo Baianão de 1992. (Créditos: ecveternamente.com)
Serginho x Arturzinho na final de 1992. (Crédtios: paranautas)
Dourado na jogo de ida da final contra o Paraná.

Arturzinho em 1992. (Créditos: ecveternamente.com)

Roberto Cavalo dando entrevista antes de uma partida na Fonte Nova. (Créditos: ecveternamente.com)
Vampeta é entrevistado na prévia de uma partida pelo Brasileirão de 1993. (Créditos: ecveternamente.com)
Paulo Isidoro e Pichetti. (Créditos: ecveternamente.com)

Evair após marcar seu gol na final de 1993.
No Morumbi: Edílson (Pal), Paulo Isidoro (Vit) e Evair (Pal).
Pichetti se livra de um marcador palmeirense.
Vampeta e Alex Alves em 1993.
Edmundo rodeado pelos atletas rubro-negros no jogo de volta.
Vídeo - Ídolo do Vitória, Pichetti manda recado pra torcida rubro-negra:

12 comentários:

  1. Esta sem sombra de duvidas foi uma das camisas mais lindas que o Vitoria já teve, ( eu considero a mais linda e lamento amargamente por não ter uma ) E acho que pelo o que ela significou em 92-93 o Vitoria deveria lançar novamente este padrão.

    ResponderExcluir
  2. Amigos, a camisa 8 em 1992 era a do Arturzinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei lhe dizer a numeração adotada pelo Vitória na época.

      Excluir
  3. VENDO ESTA CAMISA DO VITORIA NO SITE ENJOEI.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. VENDO ESTA CAMISA DO VITORIA NO SITE ENJOEI.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. Esse time do Vitória fez história em 1992 e 1993. Eu era garoto,assistindo a final pela tv, Vitória x palmeiras.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a Danilo, a camisa 8 em 92 era de Arturzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Índio 29-03-2020. Danilo o camisa 8 em 1992 era de Arturzinho amigo.

      Excluir
  7. Essa camisa de 92 vende na loja oficial do clube no Capemi.

    ResponderExcluir
  8. Índio 29-03-2020: a camisa de 1992 vende na loja oficial do clube, no Capemi. Sócio tem desconto

    ResponderExcluir