Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

sábado, 28 de novembro de 2015

Mantos da História: as camisas do Baianão de 97 usadas por Bebeto



 O último "Desafio das Camisas" postado na página da Torcida Vitória Candango remete a uma camisa que o Vitória utilizou na década de 90. O manto foi lançado durante o Brasileirão de 1996, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o Vitória bateu o São Paulo por 2 a 0 no Barradão, com gols de Rubem e Agnaldo.

Muller tenta finalizar, mas é marcado por dois atletas rubro-negros. (Créditos: Folha de S. Paulo)

 A camisa não durou um mês em 1996, pois o Vitória fez sua última partida no dia 24 de novembro, quando perdeu pro Fluminense por 3 a 1. Ela ficou guardada para o ano seguinte, quando viria a acontecer muitas emoções. O craque Bebeto, campeão mundial com a seleção em 94 veio a ser contratado pelo clube, e sua partida de estreia foi com a camisa amarela, um amistoso contra o Corinthians, onde o Leão venceu por 3 a 1.
Bebeto em sua estreia pelo Vitória. (Créditos: ecveternamente.blogspot.com)

 Ainda no mesmo ano, outro renomado atleta chegaria a vestir o vermelho e preto. Era ele, Túlio Maravilha, que dois anos antes havia se consagrado campeão brasileiro com o Botafogo. Mas o tricampeonato baiano só viria a ser conquistado com o baiano Bebeto Gama, que também foi fundamental na conquista da Copa do Nordeste, onde na semifinal ele marcou dois gols no triunfo em 3 a 2 contra o Ceará. Mas a conquista foi em cima do rival, pois no jogo de ida houve uma goleada em 3 a 0 onde marcaram Uéslei, Chiquinho e Gil Baiano. Na partida decisiva, veio a derrota por 2 a 1, mas junto com ela a taça de campeão do Nordestão.
No Baianão, o Vitória venceu o Bahia por 4 a 2 na Fonte Nova. (Créditos: nigazzrap)

 O Vitória usou este modelo até parte do segundo semestre de 1997, como em jogos contra a Portuguesa, jogo que marcou a estreia de Túlio Maravilha. 4 a 4 no Barradão, com três gols de Bebeto e um do novo integrante do elenco. Também no clássico ocorrido na competição nacional. O BaVi na Fonte Nova foi um jogo de seis gols, pois Bebeto marcou dois pro Vitória e Túlio mais um. Enquanto os rivais assinalaram seus gols através de Zinho, Emérson (contra) e Éverton Luis.
Túlio Maravilha em sua chegada, junto de Bebeto e o senador Antônio Carlos Magalhães.

 Não deixe de participar do Desafio das Camisas na página do Facebook da Torcida Vitória Candango, toda quarta-feira ás 20:00.

Outras fotos com as camisas:
Com essa camisa o Vitória foi campeão baiano em 97, a foto é de um 3 a 0 em cima do Bahia. (Créditos: nigazzrap)
Uéslei comemora um gol seu pelo Vitória. (Acervo de Galdino Silva)
Pela Copa do Brasil, o goleiro Nilson salta na área, perto dele estão Junior Tuchê e Élcio. (Acervo de Galdino Silva)
Júnior Tuchê e Andem no Baianão de 1997. (Créditos: ecveternamente.blogspot.com)
Vitória e Grêmio empataram em 3 a 3 pela Copa do Brasil. (Acervo de Galdino Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário