Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Mantos da História: a camisa do Baianão de 96 e da Taça Maria Quitéria
(Foto: Vitória Candango)
A camisa postada na página da Torcida Vitória Candango na última quarta-feira (12) remete a dois anos da história do Esporte Clube Vitória. Embora tenha sido lançado em 1995, a camisa acabou ganhando destaque pelo ano de 1996, no qual o clube conquistou o Campeonato Baiano (o segundo do tricampeonato) e a primeira edição da Taça Maria Quitéria.
Em julho de 1995 o Vitória foi campeão baiano com uma camiseta que havia sido utilizada também no ano anterior. Já no dia 19 de agosto o novo manto da temporada foi estreado no Barradão numa partida contra o Botafogo - campeão brasileiro naquele ano - que ficou empatada em 2 a 2. O primeiro gol com a nova vestimenta foi de Nei Santos.
O Leão da Barra fez outros jogos marcantes com a camisa naquele Brasileirão, como a goleada em 4 a 0 em cima do Santos (vice-campeão do torneio), com dois gols de Paulinho Kobayashi. Mas o clube não somou bons resultados no restante dos jogos e terminou em 22° na classificação geral do campeonato.
O ano passou e o Vitória voltou a utilizar a camisa. Dessa vez a competição foi o Baianão. Um dos jogos marcantes da campanha que do rubro-negro foi o 5 a 2 em cima do Bahia (gols de Adoílson (2), Emérson, Batistinha e Nei Santos) e a final diante do Poções, que resultou em 2 a 0 e a conquista do bicampeonato.
Batistinha marcando seu primeiro gol no jogo contra o Poções. (Foto: ecveternamente)
Em seguida o Vitória participou da primeira edição do Torneio Maria Quitéria. Tratava-se de uma competição amistosa que reuniu quatro clubes além do decano: Coritiba, Internacional e Bahia. O rubro-negro estreou no torneio no dia 02/08 vencendo o Internacional por 1 a 0 com gol de Batistinha. Dois dias depois protagonizou a final contra o Coritiba na Fonte Nova, dessa vez empatou por 1 a 1, novamente a rede sendo balançada por Batistinha. Nas penalidades, o Leão levou a melhor por 3 a 2 e conquistou a taça.
No corrente ano, o clube ainda utilizou a camiseta novamente pelo Brasileirão. Desta vez obteve a 15° colocação, fazendo jogos marcantes contra o Paraná (4 a 0), Botafogo (3 a 3), Bahia (1 a 1), além de outros.
Dão na partida contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 1996 (Foto: ecveternamente)
Outras fotos com a camisa:
Adoílson, meia que nunca perdeu um BaVi. (Foto: Bahia Notícias)
O Vitória campeão baiano em 1996 virou poster na Revista Placar.
O atacante Paulinho Kobayashi trajando o uniforme. (Créditos: Sobrando na Bola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário