Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mantos da História: a camisa reserva do Brasileirão de 2000



 No "Desafios das Camisas desta semana, postado pela Torcida Vitória Candango, postado pela Torcida Vitória Candango. A camisa tem como predominante a cor branca e obtinha uma faixa preta ao centro. Essa peça começou a ser usada pelo time rubro-negro no ano de 2000 e ficou em vigor até 2001, quando a patrocinadora esportiva, Topper, lançou a nova linha de uniformes.

 O novo milênio começou no mês de janeiro pro Esporte Clube Vitória com a Copa do Nordeste. O campeão da competição foi o Sport e o decano ficou com o vice-campeonato, mas ainda usando as camisas do ano anterior, que continha uma homenagem aos 450 anos da cidade Salvador. Para o ano de 2000 foi lançado um novo modelo de camisetas. Na 1° de jogo, listras vermelhas e pretas com o brasão do clube estampado no peito esquerdo e o da marca esportiva ao lado direito. A camisa de treino continha o símbolo do patrocinador no lado direito e no lado esquerdo, e o brasão ao centro. Já na camisa secundária, estava o brasão e a marca do patrocinador estampados ao centro, numa linha de cor preta.

 O novo uniforme foi lançado no Campeonato Baiano, mas o Vitória não chegou a utilizar a camisa branca na conquista da competição. Há a possibilidade deste uniforme secundário ter estreado em terras cariocas. Em setembro daquele ano, o Vitória enfrentou o Botafogo no Caio Martins e o resultado foi de 0 a 0. Já em outubro a camisa foi utilizada pelo Vitória num jogo contra o América-MG no Mineirão, vencido pelo visitante por 3 a 2 com dois gols de Sinval e um de Vítor.

 No mês de novembro outro confronto envolvendo a camiseta. O Vitória jogou contra o Atlético-PR na Arena da Baixada. O Leão da Barra começou ganhando o confronto com gol de Sandoval, mas levou a virada para o placar de 3 a 1.

 No último jogo do Vitória pela Copa João Havelange/Brasileirão daquele ano a camisa também foi utilizada. Uma derrota para o Flamengo em 3 a 2 no Rio de Janeiro. O Leão se despediu da competição naquele 19 de novembro e acabou em 18° na colocação geral.

 A camisa que figurou principalmente no ano de 2000, chegou a ser usada em algumas partidas do ano seguinte. Logo veio as novas camisetas, e a secundária com listra preta no centro foi substituída por uma mais lisa no centro e com o vermelho e o preto nas laterais.

 Toda quarta-feira, na página da Torcida Vitória Candango, ás 20h será lançada a foto de mais uma camisa do Leão. Não deixe de participar!

Imagens:
Victor Ramos é quarto garoto em pé da esquerda pra direita. (Foto: Blog do Newton Mota)
Bruno Lopes com a camisa antes de uma partida. (Foto: Blog do Newton Mota)
Garotos da base usam a camisa enquanto fazem uma oração. (Foto: Blog do Newton Mota)
Rapazes das divisões de base do Leão. (Foto: Blog do Newton Mota)
Time da divisão de base do Vitória. (Foto: Blog do Newton Mota)
Meninos fazem uso da camisa no Barradão. (Foto: Blog do Newton Mota)
Menino utilizando a camisa em uma partida. (Foto: Blog do Newton Mota)
Garotos da base utilizam a camisa na Toca do Leão. (Foto: Blog do Newton Mota)
Aspirantes ao elenco profissional no Barradão com a camiseta. (Foto: Blog do Newton Mota)
Danilo Aguiar ergue uma taça em 2001 vestindo a camisa. (Foto: Blog do Newton Mota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário