Blog criado com o intuito de reunir crônicas sobre jogadores, partidas e outras histórias que marcaram época no Esporte Clube Vitória.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Mantos da História: a camisa do eletrocardiograma de 1992 e 1993


 O último "Desafio das Camisas" do ano, postado na página da Torcida Vitória Candango abordou as camisas secundárias do eletrocardiograma, utilizada pelo Vitória nos anos de 1992 e 1993. O manto foi lançado no ano de 1992, quando o Vitória subiu de divisão no primeiro semestre e depois conquistou o Campeonato Baiano no segundo. Mas ficou notabilizado pelo ano seguinte, onde chegaria até a final do Campeonato Brasileiro. 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

1945... o ano em que a dupla Ba-Vi se uniu

Isaltino (do Bahia, Mário Vianna (árbitro) e Joel (do Vitória) num BaVi DE 1945 demonstrando união. (Acervo de Galdino Silva)


 No ano de 1945 o Esporte Clube Vitória por pouco não deixou de participar do Campeonato Baiano. O clube que na década de 30 deixou de participar de três edições do torneio (1930, 1931 e 1937), e devido as arbitrariedades da federação que regia o futebol do estado, por pouco não deixou de disputar mais uma vez a competição regional.

sábado, 28 de novembro de 2015

Mantos da História: as camisas do Baianão de 97 usadas por Bebeto



 O último "Desafio das Camisas" postado na página da Torcida Vitória Candango remete a uma camisa que o Vitória utilizou na década de 90. O manto foi lançado durante o Brasileirão de 1996, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o Vitória bateu o São Paulo por 2 a 0 no Barradão, com gols de Rubem e Agnaldo.

domingo, 22 de novembro de 2015

As dez melhores participações do Vitória no Brasileirão


O bom time do Vitória de 93 contou com medalhões e também com revelações. O resultado dessa mesclagem foi a chega do time a final da competição. (Créditos: Acervo de Irlan Simões)

10° - 1981: Neste ano o Vitória passou de fase após obter a 7° colocação em seu grupo da primeira fase. Na fase seguinte viria a encarar um grupo com Paysandu, Fluminense e Portuguesa. Dos três adversários quem complicou foi a Lusa dirigida por Mário Travaglini. No jogo no Canindé o time paulistano vencia por 2 a 0, mas Paulinho deixou sua marca pro Leão. O acesso para as oitavas-de-finais viria após um jogo suado na Fonte Nova, onde Tadeu Macrini balançou as redes. No mata-mata o adversário era o Grêmio (que viria a ser campeão), que perdeu em Salvador por 2 a 1 mas reverteu o placar no Olímpico por 2 a 0. Assim, o Vitória foi eliminado e ficou com a 12° posição na classificação final.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Didico... o terrível matador

(Créditos: Acervo de Ubiratan Brito)

 Na década de 60 o Vitória contou com um importante centro-avante em seu plantel para chegar ao bicampeonato baiano. Era ele Didico, atleta que anteriormente havia defendido o Bahia e ainda vestiu também a camisa do Galícia. O mesmo chegou ao clube por meio de uma troca e não deixou de vestir rubro-negro tão cedo, pelo contrário, viria a passar cerca de cinco temporadas defendendo o time vermelho e preto.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mantos da História: as camisas de 99 em homenagem a Salvador


 Na última quarta-feira (4) foi divulgado na página da Torcida do Vitória Candango o Desafio das Camisas. A camiseta em questão foi utilizada pelo Vitória no ano de 1999 e permaneceu até 2000. As três foram lançadas durante o centenário do clube e tiveram seu auge na disputa do Brasileirão, onde o rubro-negro chegou até a fase semifinal. Em 2011 o padrão de número 1 foi relançado em homenagem a Petckovic, que até então tinha seu documentário apresentado em Salvador.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mantos da História: as camisas das campanhas de 92 e 93

Camisa de 1993 e 1992. As duas tem golas diferentes. A tonalidade das cores também se distinguem nas duas camisetas. (Créditos: Torcida Vitória Candango)
 O último "Desafios das Camisas" postado pela Torcida Vitória Candango corresponde a duas camisas que tiveram imensa importância e ficaram cravadas na história do Esporte Clube Vitória. As duas seguiram o mesmo o modelo, mas se diferenciam em alguns pontos. São elas, as camisetas de 1992 e 1993.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Um título mirim do Vitória em 1972

Escrete do Vitória que se sagrou Campeão Brasileiro de Dentes de Leite em 1972. (Acervo de Galdino Silva)

 No ano de 1972 a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) criou o Campeonato Brasileiro de Dentes de Leite. O torneio foi feito com o intuito de estimular a competição entre as categorias de base dos clubes do país. No triangular final, o Vitória teve pela frente o Flamengo e o Santos e acabou sendo o campeão.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Mantos da História: a primeira camisa amarela do milênio


 O "Desafio das Camisas", postado na página da Torcida Vitória Candango na quarta-feira (7) da última semana remete a outra camisa amarela. Desta vez, a camiseta é dos anos 2000, mas foi lançada ainda no século XX. Sendo assim, pode ser considerada a primeira camisa de cor amarela do novo milênio.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de outubro

1967 (8) - O Vitória venceu o Bahia de Feira por 2 a 1 com gols de Clóvis (contra) e Itamar.

1970 (7) - Neves e Ventilador marcaram no empate com o ASA em 2 a 2.

1972 (8) - O Vitória goleado em 5 a 0 pelo Atlético-MG.

1973 (7) - Com gol de Mário Sérgio, o Vitória venceu o Comercial de Campo Grande por 1 a 0.

1978 (7) - O Leão venceu o Jequié por 2 a 1 com gols de Zé Júlio e Geraldão.
Zé Júlio marco um dos tentos no triunfo.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os amistosos de fim de ano do Vitória em 1983


 Após terminar a temporada de 1983, o saldo do Vitória foi: uma rápida participação na Taça de Prata do Brasileirão obtendo dois triunfos e três derrotas, e também o vice-campeonato na fase final do Baianão. A competição estadual terminou em outubro e nos meses que se seguiram, o Vitória jogou partidas amistosas para fechar o ano.

domingo, 4 de outubro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 3 e 4 de outubro

1959 (4) - Vitória e Bahia não saíram do zero.

1970 (3) - Neves e Ventilador marcaram pro Vitória no empatem 2 a 2 com o ASA-AL.

1972 (4) - O Cruzeiro goleou o Vitória por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro.

1973 (4) - Mário Sérgio marcou na derrota para o Palmeiras em 2 a 1.
Mário Sérgio marcou o gol rubro-negro contra o time que mais tarde conquistaria novamente o Brasileirão. (Acervo de Aurelino Resedá)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

1951... o primeiro BaVi na Fonte Nova

Jornais da época faziam a prévia do jogo.

 No ano de 1951, se deu o primeiro o primeiro clássico BaVi, realizado no Estádio Octávio Mangabeira, conhecido popularmente como Fonte Nova. O Vitória saiu vencedor pelo placar de 3 a 1 no noviço estádio. O jogo marcou o 63° confronto entre rubro-negros e tricolores, o primeiro de muitos na Fonte e o 8° clássico na década de 50.

Mantos da História: a camisa manga-longa da final de 72


 O "Desafio das Camisas" publicado essa semana na página da Torcida Vitória Candango trouxe uma camisa de manga-longa, modelo pouco usado pelo Esporte Clube Vitória. Pela dica dada, a dúvida não foi muito persistente. A camisa em questão era da final do Campeonato Baiano de 1972, o primeiro estadual conquistado após o boicote da imprensa baiana e o quarto em cima do Bahia.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 28 e 29 de setembro

1966 (28) - O Náutico goleou o Vitória nos Aflitos por 3 a 0 na Taça Brasil.

1974 (29) - Vitória e Bahia empataram em 1 a 1. Osni marcou pro Leão.

1976 (28) - Outro empate por 1 a 1, dessa vez o adversário foi o Botafogo. Fischer (ex-alvinegro) marcou no confronto.
Ex-jogador do Botafogo, Fischer marcou para o Vitória.

domingo, 27 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 26 e 27 de setembro

1953 (27) - Juvenal marcou dois gols e o Vitória venceu o Bahia por 2 a 1 no Campeonato Baiano.
O "Jegue Alemão" marcou os dois gols do triunfo rubro-negro no BaVi.

Mantos da História: as camisas de goleiro do ano de 2009


 Na última quarta-feira (23) foi lançado na página da Torcida Vitória Candango o "Desafio das Camisas do Vitória". O manto que foi postado, foi utilizado pelo Vitória no ano de 2009, quando a empresa Champs começou a patrocinar o clube. Hoje será mostrado, jogos importantes em que a camiseta foi usada e também fatos curiosos com esse material esportivo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

1981 e 1998: os gols de Tadeu Macrini e Pet contra a Portuguesa


 O Vitória marcou dois gols antológicos contra a equipe da Portuguesa em duas décadas diferentes. Nos anos 80 com o atacante Tadeu Macrini e já na década seguinte com o meia Petkovic. Os tentos foram assinalados em estádios diferentes. O paulista marcou na Fonte Nova e o sérvio no Canindé, porém o resultado terminou o mesmo ao final do confronto, 1 a 0 para o Leão.

O gol de Tadeu Macrini (1981):

 No dia 15 de março de 1981, o Vitória enfrentava a Portuguesa no Canindé em jogo válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro o rubro-negro havia perdido pro clube paulistano por 2 a 1, tomando dois gols de Wilson Carrasco e marcando com Paulinho. Quase um mês depois, no dia 04 de abril a Lusa foi a Salvador enfrentar o Vitória. Tadeu Macrini, importante atacante do clube não jogaria essa partida em virtude de ter se casado no dia anterior. O paulista fora dá um salve para os companheiros de equipe por causa da decisiva partida. Foi quando o técnico Belisco o fez ficar por lá e participar do confronto.
Tadeu Macrini marcou o gol contra a Portuguesa mesmo após ter se caso no dia anterior.

 Tadeu tratou de ir buscar a mulher e levá-la para o estádio. Mesmo não alegando condições de jogo ficou no banco de reservas durante todo o primeiro tempo. Em transmissão para todo o Brasil, Silvio Luiz contestava a ausência do atacante na titularidade. O mesmo tratou de explicar para um dos repórteres que logo repassou a informação. Silvio brincava: "O Tadeu casou e não me chamou?". Do banco de reservas Tadeu assistia ao 0 a 0 entre os dois clubes. Foi quando Belisco lhe fez entrar em campo aos 28': "faz alguma coisa, 0 a 0 é deles". Macrini foi ao campo de jogo no lugar de Anílton, mesmo com a ressaca do seu casamento. Já nos acréscimos, o meia Zé Augusto no campo de ataque, dribla o defensor uruguaio Daniel González e cruza para a área. De cabeça, Tadeu assinala o tento que deu o triunfo ao Vitória aos 48 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Leão rumou para as oitavas-de-finais da competição.

O gol de Petkovic (1998):

 Em 16 de agosto de 1998 o Vitória enfrentou a Portuguesa no Canindé, ainda válido pela primeira fase do Brasileirão. Há três partidas sem uma vitória, o Leão da Barra encontrava-se na 17° posição, tendo vencido a última 14 dias antes (2 a 1 contra o Botafogo, coincidentemente dois gols de Pet e fora de casa). O sérvio Petkovic já havia marcado dois gols no último jogo, um empate contra o Guarani em 3 a 3.

 No Canindé, o rubro-negro jogou com a seguinte escalação: Sérgio; Eloy (Lula), Flávio Tanajura e Esquerdinha; Matuzalém, Donizete Amorim (Petkovic), Paulo César, Donizete Oliveira e Elivélton; Agnaldo (Alex Mineiro). Até a seguinte data cada equipe tinha vencido cinco jogos, além de seis empatados (pelo Campeonato Brasileiro). Diferentemente do último jogo contra o Bugre, Petkovic dessa vez começou no banco de reservas. Entrou no lugar do volante Donizete Amorim e aos 45' do segundo tempo, dominando a bola na grande área finta pra cima de um dos marcadores (são dois no lance), joga a bola pro lado, passa pelo meio dos dois e chuta forte na bola, que estufa as redes do goleiro Fabiano. Com isso, o Vitória encerrou um jejum de sete jogos sem vencer a Lusa no Brasileirão e subiu da 17° para 12° colocação.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 17 e 18 de setembro

1972 (17) - Há cerca de 43 anos atrás, o Vitória vencia na Fonte o Santos de Pelé, com gol de Almiro e passe de Mário Sérgio.
Almiro marcou o gol do triunfo sobre o Alvinegro Praiano.

Mantos da História: a camisa de treino do ano de 99



 Em sua página no Facebook, a Torcida Vitória Candango postou o desafio que remete a uma camisa de treino. Camisa de treino esta, de 1999, ano em que o Vitória dividiu o título de campeão baiano com o rival e chegou a semifinal do Campeonato Brasileiro, sendo eliminado apenas para a equipe do Atlético-MG.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 13 e 14 de setembro

1953 (13) - Em um amistoso o Vitória goleou o Ferroviário por 3 a 0 com dois gols de Juvenal e um de Quarentinha.
Juvenal balançou duas vezes as redes do time cearense.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Mantos da história: a camisa amarela do Festival Brasileiro de Futebol



 Na última quarta-feira (09) a Torcida Vitória Candango postou em sua página a foto de uma camisa amarela do Esporte Clube Vitória. O time de 1997 contou com contrações de peso, como a do tetracampeão mundial Bebeto. Logo em seu primeiro jogo pelo clube ele usou uma camisa de cor amarela. Meses depois, o Vitória já fora do Brasileirão, participou do Festival Brasileiro de Futebol e nesse torneio utilizou outra camisa de cor amarela.

 O Vitória iniciou na competição amistosa contra o São Paulo no dia 20 de novembro. O Festival Brasileiro de Futebol foi patrocinado pelo SBT e disputado na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Em seu primeiro confronto o rubro-negro venceu o São Paulo pelo placar de 3 a 1. Gols de Flávio, Uéslei e Petckovic. Em seguida encarou o Rio de Janeiro - atual CFZ -, vencendo por 2 a 0 com gols de Uéslei e Preto Casagrande. O último jogo aconteceu no dia 1° de dezembro. Diante do Coritiba - campeão - o Vitória perdeu por 5 a 2, anotando gols com Evando e Emérson. Assim, deixou a competição em 2° do Grupo A.

 A camisa que entrou em vigor no ano seguinte como primária, foi outra camisa de cor predominante
vermelha, porém com os mesmos detalhes da amarela usada em novembro de 1997. A cor preta começou a contornar a nova camiseta. Enquanto a parte rubra centralizava-se no meio, a parte preta ia das laterais até os ombros e mangas. Também nas mangas e nas laterais, teve-se uma ondulação em rubro-negro. O Vitória venceu o tricampeonato baiano em 1998 e em 1999 acabou mudando para uma camisa que homenageava a cidade de Salvador.
Capa da Revista Vitória destaca a apresentação dos novos uniformes. (Créditos: amarildosilva.com.br)
Verso das duas camisas. As camisetas se diferenciam apenas no número, pois uma contém o nome "Topper" e outra o símbolo do patrocinador esportivo. (Fotos: Claudionor e Torcida Vitória Candango)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 09 e 10 de setembro

1970 (09) - Com gol de Nivaldo o Vitória empatou em 1 a 1 com o Monte Líbano.


1972 (09) - Em seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, o Vitória ficou no zero com o Remo.
Súmula da primeira partida do Vitória no Campeonato Brasileiro. (Via: Futpédia)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de setembro

1968 (08) - Vitória e Galícia empataram em 1 a 1 no Baianão. Gol rubro-negro foi de Olívio.
Jornal descreve a partida entre o Vitória e o Galícia. (Acervo de Galdino Silva)

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Mantos da História: a camisa do bicampeonato de 1989/90


 As camisas postadas na última quarta-feira (02) na página da Torcida Vitória Candango remetem a cerca de quatro anos da história do clube. Uma delas entrou em vigor em 1988 e figurou em 1989 com a conquista do Campeonato Baiano. A outra começou a ser utilizada em 1990 e também se notabilizou pela conquista de um baianão, vigorando até 1991.

domingo, 30 de agosto de 2015

Mário Sérgio... o "Vesgo"



 No início da década de 70 o Vitória contou com um trio exemplar vestindo o manto rubro-negro. Junto aos atacantes Osni e André Catimba, estava o meio-campista Mário Sérgio, considerados por muitos torcedores de longa data o melhor jogador da história do clube. Conquistou em terras baianas o Baianão de 72, e teve ótima participação no Brasileirão de 74.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mantos da História: a camisa reserva do Brasileirão de 2000



 No "Desafios das Camisas desta semana, postado pela Torcida Vitória Candango, postado pela Torcida Vitória Candango. A camisa tem como predominante a cor branca e obtinha uma faixa preta ao centro. Essa peça começou a ser usada pelo time rubro-negro no ano de 2000 e ficou em vigor até 2001, quando a patrocinadora esportiva, Topper, lançou a nova linha de uniformes.

sábado, 22 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 21 e 22 de agosto

1968 (22) - O Itabuna venceu o Vitória por 1 a 0.

1971 (22) - O Vitória empatou com o Rio Branco-ES por 1 a 1. André Catimba marcou o gol no empate.

1976 (22) - O Vitória perdeu por 1 a 0 um BaVi válido pela final do Campeonato Baiano e ficou com o vice-campeonato.
Foto do primeiro jogo da decisão. (Acervo de Galdino Silva)

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 19 e 20 de agosto

1969 (20) - Dão e Edmundo marcaram, e o Vitória ganhou do Leônico por 2 a 1.

1972 (20) - Vitória e Bahia ficaram no 0 a 0 na decisão do segundo turno do Baianão. O rival foi campeão nos pênaltis por 5 a 4. A decisão do estadual ficou pra dezembro.

1973 (19) - Num amistoso, o Vitória venceu o Atlético de Alagoinhas com gol de André Catimba.

1975 (20) - O Vitória foi até o Espírito Santo enfrentar a Desportiva pelo Brasileirão, o jogo terminou sem gols.
Súmula da partida. (Via: futpédia)

Mantos da História: a camisa secundária no Brasileirão de 74


 No ano de 1974 o Vitória fez uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro, tendo sido derrubado apenas no apito do árbitro Agomar Martins, num jogo contra o Vasco, que resultou em 0 a 0. Mesmo obtendo a 8° posição na colocação geral - de 40 participantes -, a participação rubro-negra ficou marcada na primeira década da nova competição nacional. (O texto é referente a foto da camisa postada na página da Torcida Vitória Candango)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Jogos memoráveis do dia 17 e 18 de agosto

1968 (18) - Com gol de Tinho, o Vitória venceu o Fluminense de Feira por 1 a 0.
Link permanente da imagem incorporada
O Vitória venceu o time feirense com gol do zagueiro Tinho.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mantos da História: a camisa do Baianão de 96 e da Taça Maria Quitéria

(Foto: Vitória Candango)
 A camisa postada na página da Torcida Vitória Candango na última quarta-feira (12) remete a dois anos da história do Esporte Clube Vitória. Embora tenha sido lançado em 1995, a camisa acabou ganhando destaque pelo ano de 1996, no qual o clube conquistou o Campeonato Baiano (o segundo do tricampeonato) e a primeira edição da Taça Maria Quitéria.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 09 e 10 de agosto

1970 (09) - Vitória e Ilhéus empataram pelo placar de 0 a 0 no Baiano.

1972 (09) - Com um gol de Osni e outro de Luciano, o Vitória derrotou o Itabuna por 2 a 1.

1977 (10) - Outro jogo contra o Itabuna vencido pelo Vitória. 2 a 0 com gols de Paulo (contra) e Sena.

1980 (10) - Um BaVi que teve o Vitória como vencedor por 2 a 0. Dois gols de Jorge Luís. A partida foi o primeiro clássico de Bagatini pelo time.
O goleiro Bagatini salta na área pra afastar uma bola no BaVi.

sábado, 8 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 07 e 08 de agosto

1953 (08) - Pelo Campeonato Baiano, o Vitória venceu o Guarany-BA por 3 a 1. Os gols foram de Tombinho, Quarentinha e Alencar.
Da esq. pra dir. o ataque rubro-negro de 1953: Tombinho, Alencar, Juvenal, Quarentinha e Ciro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Jogos memoráveis dos dias 05 e 06 de agosto

1967 (6) - O Vitória perdeu pro Leônico pelo placar de 2 a 1, o gol de honra foi de Kleber Carioca.

1970 (5) - Com um gol de Neves e outro de Uriel, o Vitória bateu o Botafogo-BA por 2 a 0.

1972 (6) - Novamente o Vitória vence por 2 a 0, desta vez, André Catimba e Almiro marcaram pra cima do Atlético de Alagoinhas.

1979 (05) - O Leão venceu o Jequié por 2 a 1, com gols de Joel Zanata e Sena.

1987 (05) - Com dois gols de Beijoca, o Vitória venceu o Atlético de Alagoinhas por 2 a 1.
Beijoca pelo Vitória na década de 80.

Mantos da História: a camisa do goleiro Ney

 Na noite da última quarta-feira (5) a torcida Vitória Candango postou em sua página o "Desafio das Camisas". A camisa em questão foi usada pelo goleiro Ney no ano de 2007, quando o Vitória conquistou o acesso para a Série A do Brasileirão de 2008. Claudiney Pereira Lino defendeu o Leão da Barra também no ano de 2008 e em 2009 se transferiu para o Paraná.
Camisa semelhante a usada pelo goleiro Ney durante a campanha da Série B de 2007. (Foto: Torcida Vitória Candango)
 A camiseta vermelha porém, era usada na maioria dos jogos juntamente ao uniforme secundário. No uniforme primário, Ney costumava usar uma camisa de cor cinza, e que também continha a marca do Leão Imperial. Até o início de 2007, o Vitória utilizava o fardamento da marca Umbro, com o qual conquistou o Campeonato Baiano. Este uniforme marca o primeiro ano da Penalty estampando as camisas do decano.
Ney perfilado junto ao elenco rubro-negro antes do jogo contra o Grêmio Barueri. Na ocasião ele usa a camisa vermelha, esta porém, contém o patrocínio do Novo Palio debaixo do Leão Imperial e da Canal Jeans acima do peitoral.
 O goleiro Ney usou esse manto em jogos contra o Coritiba, no Couto Pereira, contra o Paulista e também contra o Ipatinga. Ambos foram disputados fora de casa. O Leão da Barra subiu de divisão na 36° rodada, e terminou a competição com 56 pontos.
O goleiro Ney, o segundo em pé ao lado de Apodi, antes da partida contra o Coritiba no Couto Pereira. (Imagem do filme "Vamos Subir Negô")
Abaixo, o vídeo do jogo entre Coritiba e Vitória no Couto Pereira:

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Jogos memoráveis do dia 03 e 04 de agosto

1968 (04) - O Vitória empatou com o seu xará, Vitória de Ilhéus sem gols.

1969 (03) - Uma goleada em 3 a 0 sob o time do Leônico na Fonte Nova.

1974 (04) - Com gol de André Catimba, o Vitória derrotou o Fluminense de Feira por 1 a 0.

1975 (04) - André Catimba marcou novamente, desta vez em um BaVi que terminou no 1 a 1.

1980 (03) - Novamente Vitória e Fluminense de Feira ficaram frente a frente, e nessa ocasião o jogo terminou 0 a 0.

1982 (04) - Com um gol marcado por Zé Augusto e outro por Laerte, o Vitória venceu o Botafogo-BA por 2 a 1.
Zé Augusto pelo Vitória em 1982.

domingo, 2 de agosto de 2015

Jogos memoráveis do dia 01 e 02 de agosto

1965 (01) - O Botafogo-BA venceu o Vitória pelo placar de 3 a 0 no Baianão.

1971 (01) - O Vitória perdeu um BaVi pelo placar de 1 a 0 na Fonte Nova.

1976 (01) - Com gols marcados pelo argentinos Fischer, o Vitória bateu o Leônico por 2 a 0.

1981 (02) - O Vitória venceu a Seleção de Mairi (cidade baiana) por 2 a 0, jogando no interior.

1982 (01) - O rubro-negro sofreu uma goleada de 3 a 0 para o Bahia.

1987 (02) - Vitória e Bahia empataram pelo placar de 1 a 1. O gol rubro-negro foi marcado por Edu Lima.
Edu Lima foi quem balançou as redes em prol do Leão.

Tinho... zagueiro e remador



 Se a década de 60 foi notabilizada pro Vitória pela conquista do bicampeonato baiano
(1964-65) com o boicote da imprensa esportiva baiana, é fato que isso se deve a competência de dois zagueiros. Um deles, o xerife Romenil que já ganhou sua crônica no blog, outro é seu companheiro Tinho que era remador e tornou-se defensor e ídolo rubro-negro.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 29 de julho

1971 - Vitória e Jequié empataram pelo Baianão no placar de 0 a 0.

1976 - O Vitória goleou o Fluminense de Feira por 3 a 0, foram dois gols de Fischer e um de Ferretti.

1979 - Três anos depois, um triunfo sobre o Galícia por 2 a 0 com um gol de Sena e um de Guaraci (contra).

1981 - Um novo jogo sem redes balançadas, desta vez, diante do Leônico.

1987 - O Vitória perdeu pro Serrano por 3 a 1, o gol rubro-negro foi marcado por Beijoca.
Beijoca pelo Vitória.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 28 de julho

1968 - O Vitória empatou com o Fluminense de Feira por 0 a 0 jogando fora de casa.

1973 - Na inauguração do estádio Luiz Viana Filho, o Vitória empatou no placar de 2 a 2 com o Itabuna com gols marcados por Osni e André Catimba.
Osni foi quem marcou o primeiro gol do estádio.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 27 de julho

1969 - Pelo Campeonato Baiano o Vitória empatou em 1 a 1 na Fonte Nova com o Feira de Santana.

1975 - Também pelo Baianão, Vitória e Botafogo-BA empataram sem gols.

1983 - Diante do Serrano um novo empate no 0 a 0 na Fonte Nova, pelo estadual.

1988 - Cinco anos depois o Vitória venceu o Fluminense de Feira por 1 a 0 com gol marcado por Hélio.

1997 - Um BaVi de seis gols na Fonte Nova. 3 a 3, com dois gols marcados por Bebeto e um por Túlio Maravilha.

domingo, 26 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 26 de julho

1908 - O Vitória venceu o Santos Dumont pelo placar de 2 a 0 e conquistou o Campeonato Baiano.
Elenco rubro-negro campeão baiano em 1908

sábado, 25 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 25 de julho

1909 - O Vitória empatou com o Santos Dumont pelo Baianão no placar de 1 a 1.

1971 - Com dois gols de André Catimba o Vitória venceu o Galícia por 2 a 1 no Campeonato Baiano.

1973 - Na Fonte Nova o Vitória derrotou o Atlético de Alagoinhas por 1 a 0 com gol de André Catimba.

1976 - Três anos depois um triunfo sobre o Bahia por 1 a 0 com gol marcado por Ferretti.
Ferretti, autor do gol do triunfo.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 24 de julho

1968 - Na Fonte Nova o Vitória venceu o Conquista pelo placar de 3 a 2. Os gols foram marcados por Canhoto, Nílson e Betinho.

1983 - Pelo Baianão o Vitória bateu o Leônico por 2 a 0 com dois gols marcados por Jorge Fraga.
Jorge Fraga foi quem marcou os dois gols do triunfo.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 23 de julho

1966 - O Vitória goleou o Guarany-BA no Baianão pelo placar de 4 a 0. Foram dois gols marcados pelo zagueiro Tinho, um por Didico, e outro por Edmundo.

1967 - Exatamente um ano depois, o Vitória perdeu pro seu xará de Ilhéus pelo placar de 2 a 0.

1975 - Na Fonte Nova, o Vitória bateu o Atlético de Alagoinhas por 2 a 1, com um gol de Denílson e outro de Jamílton (contra).

2006 - Em Alagoas, Vitória e Coruripe empataram pelo placar de 3 a 3 na Série C. O Leão marcou com Jorge Henrique, Leandro Domingues e Marcelo Moreno. Nesse jogo, Apodi chegou a ser expulso.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Jogos memoráveis do dia 22 de julho

1973 - O Vitória venceu o Jequié pelo Baianão de 1973 pelo placar de 2 a 0. Um gol de Almiro e outro de André Catimba.

1978 - Pelo Grupo D da segunda fase do Brasileirão de 1978, o Americano-RJ venceu o Vitória pelo placar de 1 a 0.

1979 - Um ano depois o Vitória enfrentava o rival Bahia em campo neutro pelo Campeonato Baiano. O clássico ficou empatado em 1 a 1 e o gol rubro-negro foi marcado por Sena.
Sena foi quem marcou gol do Vitória no BaVi. Nesta foto, pelo estadual daquele ano. (Acervo de Galdino Silva)